REVISTA CIÊNCIA EM PROSA

Projeto de extensão da UFLA atende animais silvestres e promove a reabilitação animal

Escrito por Claudinei Rezende | Publicado: Terça, 09 Mai 2023 11:42 | Última Atualização: Sexta, 19 Mai 2023 09:54
Gentileza solicitar descrição da imagem

A luta pela vida de espécies ameaçadas de extinção faz parte da rotina de quem atua no Ambulatório de Animais Selvagens (Amas) do Hospital Veterinário, vinculado à Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras (FZMV/UFLA). O local atende diversas espécies de animais silvestres por ano, vítimas do desequilíbrio ecológico, do contato com o ser humano e do tráfego rodoviário.

O Ambulatório, fundado em 2015, realiza o atendimento de animais silvestres nativos e exóticos, de vida livre ou que vivem sob cuidados humanos. Antes, não havia em Lavras e região um local para recebimento desses animais; o ambulatório, então, foi criado com o intuito de suprir essa demanda. Qualquer pessoa que encontrar um animal silvestre ferido, apático, doente ou debilitado pode encaminhá-lo ao Amas para atendimento gratuito.

Leia a reportagem completa no Portal da Ciência UFLA.