EM CRISTALINA (GO)

Pesquisa com a participação da UFLA aponta gravidade de erosões no solo causadas pela irrigação feita com sistema de pivô central

Escrito por Claudinei Rezende | Publicado: Terça, 23 Mai 2023 10:04 | Última Atualização: Terça, 23 Mai 2023 10:05
Gentileza solicitar descrição da imagem

Uma pesquisa realizada com a participação do professor da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (EEng/UFLA) Victor Buono da Silva Baptista, em parceria com pesquisadores de instituições internacionais da Alemanha e do Reino Unido, evidenciou que a irrigação feita com o sistema chamado de pivô central está causando graves erosões nos solos do município de Cristalina, em Goiás.

Por meio do mapeamento da erosão, feito com o uso de imagens de satélite, foram encontrados indícios de erosão severa em 29% dos pivôs centrais analisados. O estudo também indica os caminhos necessários para a redução desse impacto. Os resultados da pesquisa foram divulgados no artigo First evidence of widespread, severe soil erosion underneath centre-pivot irrigation systems” (“Primeira evidência de erosão generalizada e severa do solo sob sistemas de irrigação de pivô central”), publicado, neste mês de maio, pela revista Science of The Total Environment.

Leia a matéria completa no Portal da Ciência UFLA e saiba mais.

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - Fapemig.