NOTA

Câmpus da UFLA em Lavras pode ter impactos pela falta de energia elétrica e aguarda resolução pela Cemig

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Domingo, 21 Abril 2024 10:09 | Última Atualização: Domingo, 21 Abril 2024 11:11
Gentileza solicitar descrição da imagem

O câmpus-sede da Universidade Federal de Lavras (UFLA) está sem fornecimento de energia elétrica pela Cemig desde o início da noite de sábado (20/4). A Pró-Reitoria de Infraestrutura e Logística (Proinfra) informa à comunidade que abriu mais de quatro chamados desde o início da interrupção no fornecimento, para que a concessionária de energia verifique e corrija o problema, mas ainda não houve providências.

A equipe da UFLA acompanha os desdobramentos, tomando as medidas possíveis para minimizar as perdas causadas pela falta de energia, como a manutenção do funcionamento de geradores em locais específicos que possuem o equipamento, porém é um recurso não disponível em todos os locais do câmpus. A situação impacta 380 estudantes residentes na Moradia Estudantil, pode provocar a morte de animais mantidos pela UFLA, gerar a perda de alimentos resfriados no Restaurante Universitário e de experimentos e materiais utilizados em pesquisas científicas, já que são muitos os laboratórios com ultrafreezers e freezers, ocasionando perda de amostras e kits de alto custo, além de afetar sistemas automatizados de irrigação, etc.

A UFLA aguarda a atuação da Cemig, para que possam ser evitados prejuízos aos serviços públicos de responsabilidade da Universidade. Parte da energia que abastece o câmpus é gerada pela usina fotovoltaica da Instituição, porém a conversão é feita nas linhas da Concessionária, não dispensando a atuação da Cemig.