Ciência e Tecnologia

Visita de autoridades estaduais à UFLA em São Sebastião do Paraíso destaca avanços em ciência e tecnologia para região

Escrito por Alana Freitas | Publicado: Segunda, 22 Abril 2024 11:35 | Última Atualização: Segunda, 22 Abril 2024 13:57
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Câmpus da Universidade Federal de Lavras (UFLA) em São Sebastião do Paraíso recebeu, na sexta-feira (19/4), a visita do subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Minas Gerais, Bruno Araújo Oliveira, acompanhado pelo superintendente de Pesquisa e Tecnologia do Estado, Lucas Mendes de Faria Rosa Soares. A visita teve como objetivo principal conhecer a estrutura do Instituto de Ciência, Inovação e Tecnologia (Ictin/UFLA), além de discutir sobre os projetos em andamento e futuros investimentos na área.

“Nossa equipe veio visitar a estrutura incrível da UFLA em São Sebastião do Paraíso. Já há muita coisa acontecendo e vemos uma grande potencialidade para crescimento, o que trará muitos benefícios para Paraíso, para toda a região e, claro, para o Estado inteiro. Precisamos ter ensino, extensão e pesquisa acontecendo em Minas Gerais, e aqui em Paraíso isso já é uma realidade há mais de dois anos. Estou confiante de que isso trará muita produção científica. Além da estrutura física, as pessoas aqui, incluindo a direção e os professores, mostram ser um trabalho de longo prazo que trará muitos frutos para nosso Estado”, destacou o subsecretário.

Durante a visita, as autoridades se reuniram com a direção do câmpus para troca de informações. Foram apresentadas as ações realizadas pelo câmpus nesses dois anos de funcionamento, as obras já concluídas e aquelas que estão em andamento. Um dos destaques foi a apresentação do projeto do Centro de Convivência e Inovação, cuja construção está em andamento. Este projeto conta com um importante investimento do Estado de Minas Gerais e promete fortalecer a infraestrutura destinada à pesquisa e inovação na região.

“É uma obra importante em parceria com o governo do Estado, que deve estar pronta em um ano e meio ou dois. Estamos conhecendo outras estruturas que podemos equipar, e temos discutido sobre os editais que lançamos por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), para equipar os laboratórios daqui, trazer mais equipamentos, bolsas e profissionais. É importante estarmos em interação constante com as instituições, as empresas e a sociedade, ouvindo suas demandas, e é exatamente isso que estamos fazendo aqui hoje, vendo o que a UFLA de Paraíso precisa para podermos trabalhar lado a lado”, enfatizou o subsecretário.

“A presença das autoridades estaduais reforça o compromisso do governo com o incentivo à ciência, tecnologia e inovação, reconhecendo a importância estratégica dessas áreas para o desenvolvimento econômico e social. Com a troca de informações e o alinhamento de interesses, a visita ao câmpus da UFLA em São Sebastião do Paraíso abre caminho para uma colaboração ainda mais estreita entre a academia e o poder público, impulsionando o progresso científico, tecnológico e econômico do Estado de Minas Gerais”, ressaltou Fernando Ferrari, diretor do câmpus.

Além de visitar as instalações do câmpus, Bruno Oliveira e Lucas Soares também tiveram a oportunidade de dialogar com pesquisadores, professores, trocando experiências e ideias sobre as demandas e desafios enfrentados na área de ciência e tecnologia em Minas Gerais.

“A visita das autoridades estaduais representa um importante passo na consolidação de parcerias entre o governo e instituições de ensino e pesquisa, para fortalecer o ecossistema de inovação e fomentar o desenvolvimento regional por meio do conhecimento científico e tecnológico. A expectativa é que essa colaboração resulte em novos projetos e iniciativas que beneficiem a nossa comunidade acadêmica e toda a sociedade”, destacou o professor Leonilson Kiyoshi Sato Herval, diretor do Núcleo de Inovação e Tecnologia do câmpus.