Colóquios da Física aborda a Propagação da Dengue e diferentes formas de controle
O estudante Sylvestre Aureliano Carvalho, do curso de Física da Universidade Federal de Lavras (UFLA), defende nesta quarta-feira (3) a monografia intitulada: Modelo Temporal e Espaço Temporal para a Propagação da Dengue, na programação do projeto Colóquios da Física. A apresentação será às 17 horas, no anfiteatro do Departamento de Ciências Exatas (DEX).
O estudante vai apresentar os resultados de duas abordagens sobre a propagação da Dengue, utilizando modelos compartimentais. Na primeira abordagem, são apresentados os métodos de controle do mosquito
Aedes aegypti formado por um sistema de equações diferenciais ordinárias (EDO’s); na segunda, é feita uma análise da influência da difusão das populações do mosquito e humana na propagação da epidemia, formada por um sistema de equações diferenciais parciais (EDP’s) do tipo reação-difusão. Para a primeira abordagem, foram consideradas duas formas de controle: o controle químico e o controle biológico.
A análise dessas diferentes abordagens evidenciou alguns resultados que podem nortear futuras investigações na área de controle epidemiológico.
Data: 3/4/2013 (Quarta-feira)
Horário: 17 horas (Excepcionalmente)
Local: Anfiteatro do DEX