Catálogo de serviços
Comunicação UFLA Central de Serviços
Apresentação
O Catálogo de Serviços de Comunicação apresenta aos servidores, discentes, terceirizados, pesquisadores e visitantes os serviços relacionados à área de comunicação Institucional, bem como informações sobre como solicitar serviços e sugerir divulgações.
Os objetivos específicos com a publicação deste catálogo de serviços são:
- Apresentar os serviços oferecidos e que estão em operação;
- Padronizar as solicitações de serviços;
- Padronizar a entrega dos serviços;
- Promover melhorias no gerenciamento das solicitações de serviços;
- Promover melhorias na qualidade dos serviços;
- Promover melhorias no atendimento das solicitações.
Os serviços de comunicação prestados pela Diretoria de Comunicação (Dcom) são aqueles atinentes a seu escopo de atuação, definido em Regimento. A Dcom é um órgão de apoio e assessoramento da Reitoria, na área de comunicação institucional. Tem por finalidade gerenciar as informações jornalísticas, elaborar e executar programas institucionais da área de comunicação para o público interno e externo, incluindo a imprensa, além de planejar, coordenar, executar e administrar projetos e ações de comunicação pelo fortalecimento da imagem e da reputação institucional da Universidade Federal de Lavras.
Tratam-se, portanto, de atividades de comunicação social, o que não inclui comunicação administrativa. Para públicos externos à UFLA, os conteúdos produzidos buscam construir e fortalecer a imagem e a reputação da Universidade, seguindo critérios jornalísticos e publicitários de seleção e construção de conteúdo. Para públicos internos (estudantes, servidores, funcionários terceirizados e outros colaboradores), os conteúdos produzidos têm foco na maior integração entre os atores, estreitamento de vínculos com a Instituição e publicização de fatos relacionados a públicos abrangentes. As demandas são recebidas pelas coordenadorias e analisadas segundo os critérios de noticiabilidade, interesse público, zelo para com a imagem institucional e capacidade operacional da equipe, para então haver a definição sobre a possibilidade de atendimento.
Quando as demandas são relacionadas a conteúdos mais instrumentais, que comunicam processos, procedimentos, orientações, normas e avisos necessários ao bom andamento da rotina, elas são consideradas comunicação administrativa e devem ser conduzidas pelos setores envolvidos nos procedimentos, que podem se utilizar de memorandos, relatórios, reuniões, oficinas, sites departamentais, e-mails e outros canais para públicos específicos. Ainda assim, é importante ressaltar que esse tipo de comunicação, gerenciado pelos diversos setores, tem impacto sobre o ambiente organizacional e deve ser praticado observando-se normas formais, correção gramatical e cuidados para que a comunicação seja clara, objetiva, respeitosa, atraente para o público a que se destina e bem planejada, de forma a não gerar fluxo exagerado de informações, que prejudiquem o processo de recepção por parte dos públicos e o contexto geral de comunicação da Instituição.
Produção Jornalística, Coberturas e Divulgações
Comunicação Pública da Ciência
Campanhas Institucionais
Mídias Sociais
Portal UFLA e Portal de Acesso à Informação