Experiência da Comissão Permanente de Política de Animais da UFLA ganha prêmio em conferência internacional
O relato de experiência da Comissão Permanente de Política de Animais da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi selecionado com a segunda colocação na categoria de Manejo Populacional de Cães, Gatos e Equídeos da 11ª Conferência Internacional de Medicina Veterinária do Coletivo. O evento foi realizado na Universidade Federal Rural de Pernambuco, em Recife, de 25 a 27 de maio. Com o título “Programa de manejo populacional ético e humanitário de animais em situação de rua na UFLA, promovendo a saúde única”, o trabalho tem a autoria e foi apresentado pela residente em Veterinária, Blenda Araújo Martins Ferreira.
Na UFLA, o Projeto Cão Comunitário compreende o manejo da população que habita o câmpus. Todos eles são devidamente registrados e monitorados pela equipe do projeto de extensão, em atividade desde 2022. Além do manejo populacional e de saúde desses animais, o projeto inclui ações educativas voltadas para a comunidade universitária. As atividades destacam a importância desses animais para o contexto de saúde única, que preconiza os ambientes em que humanos e animais convivem de forma harmônica.
“Nós ficamos muito contentes por ter o nosso trabalho validado em um evento de tamanha importância, onde estavam presentes autoridades nessas áreas de várias partes do mundo”, destacou a professora Maria Raquel Isnard Moulin, coordenadora do projeto Cão Comunitário e presidente da Comissão Permanente de Política de Animais da UFLA.
Em breve, a UFLA também vai iniciar o projeto Gato Universitário, com o mesmo propósito de saúde coletiva para os felinos.
Na foto, da esquerda para a direita, a professora Raquel Moulin, a residente Blenda Ferreira e a coordenadora da Conferência, Ana Liz Bastos