Estudantes de graduação se dividem entre as provas do fim de semestre e a ansiedade pelas férias

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 04 Julho 2011 06:46 | Última Atualização: Quarta, 29 Junho 2011 11:22
[caption id="attachment_4336" align="alignleft" width="300" caption="Os estudantes: Denise, Cristiano e Cecília - à espera das férias"][/caption] Há os que viajam para longe com o intuito de rever família e amigos. Alguns permanecem na Universidade dando continuidade às pesquisas e experimentos científicos ou cumprindo estágios. Também tem aqueles que precisam de um pouco mais de estudo e demoram mais tempo para serem liberados das aulas. Outros querem apenas curtir e dormir até mais tarde. O fato é que para os 5.067 estudantes de graduação da UFLA, esta é a última semana de aulas, de muitas provas, trabalhos e compromissos, que antecede o tão desejado descanso das férias. De acordo com o calendário letivo oficial da UFLA, as aulas vão até o dia dois de julho, sábado. Para os estudantes que necessitarem realizar provas de segunda chamada ou substitutivas, as aulas continuam até a próxima semana, nove de julho. A volta às aulas está prevista para o dia primeiro de agosto, segunda-feira. A aluna do quarto período de Nutrição, Denise Helena de Campos Damin, faz parte da estatística de 73,92% de alunos da graduação da UFLA que declararam endereço fora de Lavras. Denise tem 20 anos e mora em uma república com outras três colegas, desde quando começou a faculdade. A família mora a mais de 700 quilômetros, em Botucatu, interior de São Paulo, o que rende uma viagem de 12 a 13 horas de ônibus. Segundo Denise, a espera para as férias é grande, já que pela distância é difícil visitar a família em feriados mais curtos. Além disso, a correria das últimas semanas de aula aumenta ainda mais a ansiedade. “Na última semana temos praticamente cinco dias letivos, com sete provas pra fazer e dois trabalhos para entregar”, disse, com bom humor. “A gente mora na faculdade e visita nossa casa, almoça mais rápido, dorme menos... mas, no fim, a gente sempre arruma tempo pra tudo, afinal, ter essa folga pra ver a família compensa”, completou. Mas nem todos os estudantes conseguem usar as férias para descansar ou visitar parentes e amigos. Muitos deles precisam permanecer na Universidade para concluir ou iniciar estágios curriculares; ou para dar continuidade a pesquisas e experimentos científicos que são realizados a todo instante nos mais diversos laboratórios do Campus. A aluna do quinto período de Engenharia de Alimentos, Cecília de Souza Cordeiro, de 20 anos, não poderá visitar a família em Nova Serrana, no Oeste de Minas. Cecília faz estágio em microbiologia, no Laboratório de Enzimas, onde realiza pesquisas com café. “Não posso viajar nas férias e deixar minha pesquisa para trás, pois perderia tudo o que fiz até agora. A viagem para ver a família vai ter que ficar para as férias do fim do ano”, disse Cecília, que além das aulas normais e do estágio em laboratório, ainda é coordenadora geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Por outro lado, muitos estudantes conseguem conciliar trabalho, estudo e lazer nas férias. É o caso de Cristiano da Silva Carvalho, de 24 anos, aluno do sétimo período de Educação Física, natural de Lavras. Para suprir as demandas da Universidade, onde é monitor de esportes, Cristiano vai participar de dois eventos, um em Vitória, no Espírito Santo, e outro em São Tomé das Letras, Sul de Minas. “Nessas férias vou trabalhar, estudar e ao mesmo tempo vou conseguir me divertir, até porque praticar os esportes que eu gosto não é nenhum sacrifício pra mim”, comentou. Informações sobre o calendário letivo da UFLA estão no site www.prg.ufla.br.