Tecnologia desenvolvida na UFLA inova ensino da Tabela Periódica
Uma proposta diferenciada para o ensino de Tabela Periódica está sendo desenvolvida na UFLA por um grupo de trabalho coordenado pelo professor Ronei Ximenes Martins, do Departamento de Educação (
DED). Trata-se de um jogo educativo que irá proporcionar uma metodologia inovadora e atraente para ensinar, de forma mais prazerosa e interessante, os elementos químicos.
Os materiais didáticos são ferramentas essenciais para o processo de ensino-aprendizagem e esse jogo, que minimiza as dificuldades apresentadas pelo ensino na forma convencional, almeja ser uma alternativa viável para auxiliar a aprendizagem. Nesse sentido, o professor Ronei acredita que a tecnologia, quando concluída, poderá se tornar uma opção importante para o professor utilizar em sala de aula, pois quando os estudantes estão envolvidos emocionalmente com os estudos, o processo de ensino e aprendizagem fica mais fácil.
Assim, o grupo de pesquisadores tem desenvolvido estratégias diferenciadas para o jogo, que será em 3D, no formato de RPG, em primeira pessoa, inédito para este conteúdo da Química. O jogo poderá ser baixado como aplicativo em qualquer dispositivo que utilize Android e também em computadores com um emulador Unit3d. O aluno/jogador poderá entrar em um mundo virtual, por meio da criação de um avatar que o represente. Nesse mundo, existirão: espaços para se conhecer os conteúdos relacionados aos elementos químicos; um supermercado com diversos itens a serem estudados; um laboratório, que permitirá compor e decompor materiais para se obter elementos da tabela periódica; e uma casa do professor, local que o aluno poderá visitar para dialogar, tirar dúvidas e obter missões a serem realizadas no mundo virtual.
O jogo foi concebido tendo como base a aprendizagem significativa e cooperativa em um modelo que articula os conhecimentos pedagógico, tecnológico e do conteúdo a ser trabalhado. Nessa perspectiva, o jogo prevê o acesso simultâneo de vários jogadores, que podem assumir avatares com características de alunos e de professores. Com isso, as missões podem ser compartilhadas e será possível estabelecer atividades em grupos cooperativos. Caso o grupo decida criar competições, isso também será possível, bastando que se altere o contexto das missões, que são elaboradas pelos professores.
O público potencial é imenso, pois a disponibilidade de celulares e
tablets entre os estudantes dos últimos anos do ensino fundamental e do ensino médio (potenciais interessados no produto) é da ordem dos milhões. E ainda, o conteúdo é considerado um dos mais difíceis da Química que é ensinada na educação básica.
Até o momento, foi desenvolvido um protótipo baseado em pesquisas conduzidas por Amanda Mayra Cardoso, aluna do mestrado profissional em Educação, sob orientação do professor Ronei Ximenes; e baseado no desenvolvimento do aplicativo, realizado pelo acadêmico Aleph Campos da Silveira, orientado pelo professor Raphael Winckler de Bettio, do Departamento de Ciência da Computação (
DCC). Para sua finalização, falta aprimorar o protótipo, visando transformá-lo no produto final.
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Fique por dentro das tecnologias que estão sendo desenvolvidas na UFLA, acompanhe a série semanalmente no Portal UFLA. Este é um dos projetos da assessoria de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Federal de Lavras.
Os professores/pesquisadores que ainda não participaram favor entrar em contato pelo e-mail
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Amanda Castro - Jornalista da Assessoria de Inovação e Empreendedorismo