Carmo de Minas e Poços de Caldas vencem Concurso de Qualidade de Cafés

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 26 Novembro 2007 22:00 | Última Atualização: Segunda, 26 Novembro 2007 22:00

Ralph de Castro Junqueira, de Carmo de Minas, e Rubaldo Patresi, de Poços de Caldas, foram os vencedores do 4º Concurso de Qualidade Cafés de Minas. As amostras inscritas pelos dois cafeicultores do Sul do Estado conquistaram os primeiros lugares nas categorias Café Cereja Descascado e Café Natural, respectivamente.

No leilão com as 30 amostras classificadas para a final do concurso estadual de qualidade, o maior valor oferecido foi de R$ 635,31 por saca de 60 quilos, o que significa ágio de 174% sobre o valor do produto no mercado internacional. 'Esse preço do leilão é, na verdade, um prêmio que o cafeicultor recebe pela qualidade, pelo cuidado que tem com a produção', avaliou o gerente regional da Emater-MG em Passos, Marcos Fabri Jr, representante da comissão organizadora do concurso.

O Concurso Estadual de Qualidade Cafés de Minas recebeu, nesta quarta edição, 1.161 amostras de todas as regiões produtoras do Estado. O número de participantes foi 74% maior do que o do primeiro ano em que foi realizado, 2004, quando foram inscritas 648 amostras de café. Em 2005, 880 amostras.

Carmo de Minas, no Sul do Estado, a cerca de 380 quilômetros de Belo Horizonte foi destaque na noite desta quarta-feira, com cinco premiações, entre as dez amostras classificadas para a grande final. O vencedor da categoria Cereja Descascado, Ralph de Castro Junqueira, é da quinta geração de uma família de cafeicultores tradicional do município e mantém atualmente 30 hectares plantados. 'O segredo do café de alta qualidade é o capricho no trabalho, em todas as etapas. Temos um constante acompanhamento técnico da Emater e, além disso, temos o incentivo do concurso, que é muito importante para despertar o interesse dos compradores. Não é fácil colocar um produto, mesmo especial, por um bom preço no mercado e esse marketing do concurso ajuda muito', ressaltou.

A 4ª edição do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, coordenado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas (Emater-MG) e Universidade Federal de Lavras (Ufla). O objetivo do evento é incentivar a constante melhoria da qualidade do café para conquistar mercados, agregar valor ao produto e atender a crescente demanda por produtos diferenciados. O Concurso permite a participação de pequenos cafeicultores (lotes de 10 a 60 sacas de 60 Kg) de todo o Estado incentivando a produção de café de qualidade.