Trilha do Centenário Ufla

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 26 Novembro 2007 22:00 | Última Atualização: Segunda, 26 Novembro 2007 22:00

Aneliese Castro

A prática do off road é um esporte que começou há muito tempo. Por volta de 1910 rodou pela primeira vez um carro estranho, um legítimo fora da estrada, embora bem diferente dos que conhecemos atualmente. Hoje, os estilos são os mais variados possíveis. Alguns modelos possuem tração integral como é o caso dos Niva e dos Land Rover, outros, apenas tração inserível como os Willys, Toyota, JPX e os Mitsubishi. A vantagem dos 4x4 aparece quando o desafio é em piso escorregadio, na lama, nas grandes inclinações e em passagens difíceis.

E como não poderia ser diferente, já que a imagem do 4x4 é outra, mudou também a imagem do jipeiro. Antes eles eram vistos como sujos, empoeirados, que não queriam nada com nada e andavam em carros grandes caindo aos pedaços, enfiando-se mata adentro acabando com árvores e plantas. Hoje, a prática de off road é algo que está virando moda. Ao contrário de antigamente, os jipeiros são vistos como pessoas que gostam de aventura, que têm carros turbinados e que curtem a natureza. Novo conceito que surgiu graças a atenção dada pela mídia e ao interesse em publicar mais material sobre o assunto, além do avanço natural do esporte.

Membros do Clube Lavras off-road estarão presentes na Trilha do Centenário Ufla e junto com outros amantes do esporte, vindos de outras cidades, farão deste, mais um evento de grande sucesso nos 100 anos de Ufla.

De acordo com o organizador do evento e professor da Universidade, Paulo César Lima – mais conhecido como Paulo Bola – este evento ficará marcado na lembrança dos participantes. “ Nas comemorações dos 100 Anos da Ufla, os Jipeiros e Gaioleiros farão uma singela homenagem à esta grande instituição com o plantio de um ipê no Canteiro Central da Universidade, próximo à Biblioteca Central”, enfatiza.

São esperados 25 carros. Os participantes percorrerão 25km de trilha de terra, ao longo das divisas do campus, com um nível médio de dificuldade. A largada será feita no Campus Histórico da Universidade e a chegada no Centro de Integração Universitária (Ciuni), onde vai haver um churrasco de confraternização.

As inscrições já estão abertas com número limitado.

Data: 1 de dezembro
Saída: 13 horas