Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

UFLA na Mídia: pesquisa com vinhoto foi tema de reportagem na EPTV

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 19 Outubro 2016 14:36 | Última Atualização: Terça, 11 Outubro 2016 11:51
[caption id="attachment_124604" align="alignleft" width="249"]materia-vinhoto Clique na imagem e assista ao vídeo.[/caption] Foi ao ar nessa segunda-feira (10/10) matéria produzida pela EPTV, afiliada da Rede Globo, sobre pesquisa desenvolvida na UFLA para aproveitamento do vinhoto. Resultados da pesquisa foram publicados recentemente em um periódico internacional de alto fator de impacto – o Journal of Environmental Management. O trabalho é de autoria dos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola Josiane Pires, Gustavo Ferreira e Kelly Reis, e das professoras do Departamento de Biologia (DBI/UFLA) Rosane Schwan e Cristina Silva. A partir dos experimentos, o grupo identificou as condições para que o vinhoto seja utilizado como substrato para a produção de biomassa microbiana, que por sua vez pode ser utilizada como suplementação para alimentação de animais, principalmente para algumas espécies de peixes, por ser rica em proteínas. O mesmo processo que gera a produção da biomassa microbiana altera também propriedades do vinhoto, diminuindo sua ação poluidora e permitindo que, após tratado, possa ser aplicado no solo (em uma concentração de até 20%)  sem comprometer a microbiota bacteriana. Confira outras informações sobre o estudo

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.