Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

UFLA na Mídia: pesquisa sobre fungos é abordada no Jornal da EPTV

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 21 Outubro 2016 07:27 | Última Atualização: Quarta, 19 Outubro 2016 07:47
[caption id="attachment_124784" align="alignleft" width="249"]Matéria exibida no Jornal da EPTV Sul de Minas Matéria exibida no Jornal da EPTV Sul de Minas[/caption] O Departamento de Ciências dos Alimentos da Universidade Federal de Lavras (DCA/UFLA) vem estudando, nas lavouras de café de Minas Gerais, a presença da ocratoxina A, produzida pelo fungo Aspergillus. O professor Luiz Roberto Batista (DCA/UFLA) explica que é possível identificar o fungo a olho nu, mas no campo, durante a produção agrícola, dificilmente ele será observado. “Durante a secagem o produtor tem que tomar cuidado, para não formar camadas muito altas do café. Não deixar o café amontoado, por muito tempo. E também evitar o uso do café de varrição, em que há a maior concentração de toxinas”, afirmou ao Jornal da EPTV. De acordo com a professora Rosemary Gualberto (DCA/UFLA), tutora do Núcleo de Estudos em Qualidade, Industrialização e Consumo de Café (QICafé), a presença dos fungos pode estar relacionada a adulteração dos grãos. “A maioria delas ocorre pela inclusão de cascas de café, elementos de outros produtos vegetais. Esses resíduos ficam muito mais expostos às condições que propiciam o crescimento desses fungos”. Clique aqui para assistir a matéria completa 

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção