Cria Lavras: três atletas e três medalhas no Campeonato Brasileiro Caixa Sub-18 Interseleções
[caption id="attachment_124790" align="alignleft" width="612"]
O segundo atleta, da direita para esquerda, é Vittor Mateus, 3º nos 110 com barreiras, apesar de ter corrido com os tornozelos inchados por lesão[/caption]
O Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (Cria Lavras) foi representada no Campeonato Brasileiro Caixa Sub-18 Interseleções, realizado nos dias 15 e 16, em São Bernardo do Campo, por três atletas. Vittor Mateus foi 3º nos 110 com barreiras, apesar de correr com lesão; Kathelyn Nayarafoi vice-campeã do salto triplo e Sabrina Moreira foi vice-campeã do salto em altura. Com a participação de 300 atletas de 21 federações estaduais, a competição reuniu atletas de destaques até 18 anos.
O desempenho garante aos atletas a manutenção em programas de incentivo, como o Programa Bolsa Atleta. Atualmente, Sabrina Moreira participa do programa de bolsa estadual, kathelyn Nayara e Vittor Mateus participam do programa nacional. Para receber o incentivo, eles devem estar classificados entre os três primeiros lugares em competições indicadas e/ou estar
entre os três primeiros do ranking.
Homenagem ao atleta João do Pulo
[caption id="attachment_124789" align="alignright" width="242"]
Selo do João do Pulo e carimbo dos Correios (Divulgação Correios)[/caption]
Durante o evento, os Correios lançaram o selo em homenagem a João Carlos de Oliveira, o João do Pulo. A cerimônia da primeira obliteração, com o carimbo comemorativo, contou com presença de várias autoridades, com destaque para o treinador Pedro Henrique de Toledo, responsável pela carreira de sucesso do saltador paulista de Pindamonhangaba. A data foi escolhida pelos Correios em parceria com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), em alusão ao 41º aniversário do recorde mundial do triplo marcado por João, ao saltar 17,89 m nos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México. Essa marca foi mantida como recorde mundial por uma década. No âmbito sul-americano, o salto de João Carlos vigorou como recorde continental por quase 32 anos, até 20 de maio de 2007, quando Jadel Gregório marcou 17,90 m, no Mangueirão, em Belém do Pará. Depois do recorde no PAN, João do Pulo ganhou duas medalhas olímpicas de bronze: em Montreal, no Canadá, em 1976, e em Moscou, na então União Soviética, em 1980. João Carlos de Oliveira morreu a 29 de maio de 1999, em São Paulo, um dia após completar 45 anos.
Próximos passos
No próximo fim de semana, de 21 a 23 de outubro, os atletas de Lavras estarão entre os 655 participantes do Campeonato Brasileiro Caixa Sub-16 Interclubes, que ocorrerá na Arena Caixa, também em São Bernardo do Campo.
O Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-18 Interseleções e o Campeonato Brasileiro Caixa Sub-16 Interclubes são realizados pela Confederação Brasileira de Atletismo e pela Federação Paulista de Atletismo, com apoio da Prefeitura de São Bernardo do Campo e patrocínio da Caixa Econômica Federal.
De 11 a 13 de novembro, os atletas do Cria vão participar do Campeonato Brasileiro Escolar, nos Jogos Escolares da Juventude, que será disputado em João Pessoa.