Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Trabalhos da UFLA são premiados em Conferência Internacional Sul Americana das Humanidades

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 31 Outubro 2016 15:04 | Última Atualização: Segunda, 24 Outubro 2016 12:46
[caption id="attachment_124881" align="alignleft" width="239"]premio_capa Trabalhos da UFLA estiveram entre os melhores apresentados em Conferência[/caption] Dois trabalhos do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA) foram premiados na Conferência Internacional Sul Americana: Territorialidades e Humanidades, preparatória da Conferência Mundial de Humanidades que será realizada em 2017 (em Liège, Bélgica). O evento organizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi realizado em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), com o objetivo de discutir a globalização nas dimensões internacional, nacional e regional. Entre as autoridades presentes, destaca-se o líder de equipe da Unesco John Crowley e, o secretário-geral do Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas (CIPSH) Luiz Oosterbeek. [caption id="attachment_124883" align="alignright" width="240"]Paulo Henrique e Isabela Gonçalves Paulo Henrique e Isabela Gonçalves[/caption] Mais de cem pôsteres foram apresentados durante o evento. Os autores de 21 trabalhos receberam o Prêmio Destaque Humanidades. A UFLA foi premiada com as apresentações: “Plantando Futuro: Um mapeamento das organizações sociais da Serra do Espinhaço” da estudante de Administração Pública Isabela Gonçalves e, “Gestão Integrada de Território: Alternativas de educação e formação na microrregião de Gouveia/MG” do aluno de mestrado em Administração Pública Paulo Henrique Silva. [caption id="attachment_124884" align="alignleft" width="230"]poster Pôsteres apresentados na Conferência. Foto: Foca Lisboa / UFMG[/caption] O Projeto Plantando futuro é um projeto desenvolvido pelo estado de Minas Gerais e vem sendo implementado por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais  (Codemig) em parceria com o Instituto Espinhaço, com o objetivo de promover o reflorestamento e a revitalização de nascentes na Serra do Espinhaço no Vale do Jequitinhonha/MG. Para potencializar este programa, existe um termo de cooperação com a UFLA com a finalidade de desenvolver estudos na região, sob a coordenação do professor José de Arimatéia (DAE). E um dos estudos desenvolvidos é um projeto que visa integrar a dimensão Econômica, Social, Ambiental e Cultural da região, tendo como base um novo modelo de desenvolvimento sustentável. “O reconhecimento dos trabalhos apresentados é um reflexo da emersão dos estudos de Gestão Integrada do Território (GIT) no Brasil e no mundo. O destaque do trabalho no evento tem duas grandes importâncias: a primeira, porque a conferência reconhece o papel da GIT face aos desafios das humanidades e, a segunda, pelo fato de o projeto ser o único projeto de GIT desenvolvido no estado de Minas Gerais” relata Paulo, um dos premiados. Os desdobramentos do projeto serão submetidos à Conferência Mundial, em Liége.
Camila Caetano: jornalista/ bolsista UFLA. 

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção