Celebração pelos 40 anos do PPGCA foi realizada com homenagem ao professor Chitarra

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 29 Novembro 2016 12:15 | Última Atualização: Terça, 22 Novembro 2016 13:26
[caption id="attachment_125481" align="alignleft" width="249"]Descerramento da placa novo anfiteatro do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA), nomeado como Anfiteatro Professor Adimilson Bosco Chitarra Descerramento da placa no novo anfiteatro do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA), nomeado como Anfiteatro Professor Adimilson Bosco Chitarra[/caption] A quinta-feira (17/11) foi dia de celebração pelos 40 anos do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos (PPGCA). A primeira atividade da programação foi a inauguração do novo anfiteatro do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA), nomeado como Anfiteatro Professor Adimilson Bosco Chitarra, em homenagem póstuma ao profissional que deixou contribuições de relevo ao DCA e à UFLA. Descerraram a placa de inauguração a professora aposentada do DCA e esposa de Chitarra, Maria Isabel Fernandes Chitarra; o filho, Bernardo Chitarra; a então reitora em exercício, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho; o chefe do DCA, professor Luís Roberto Batista; e a vice-chefe do DCA, professora Fabiana Queiroz. O descerramento foi precedido pelo pronunciamento do professor Luiz Carlos de Oliveira Lima, que falou sobre Chitarra e sua representatividade para a UFLA. [caption id="attachment_125482" align="alignright" width="249"]Durante a cerimônia, a professora Édila falou da qualidade historicamente reconhecida do PPGCA, do desafio que tem a UFLA de expandir com qualidade e da representatividade do professor Chitarra para a instituição Durante a cerimônia, a professora Édila destacou a história e a qualidade do PPGCA[/caption] Estiveram na mesa de honra da cerimônia, além das professoras Édila e Maria Isabel (convidada de honra); o pró-reitor de Pós-Graduação, professor Rafael Pio; o chefe do DCA, professor Luís Roberto Batista; o coordenador do PPGCA, professor Jaime Vilela de Resende; a coordenadora da área de Ciência dos Alimentos na Capes  Maria Ângela de Almeida Meirelles; e o representante dos estudantes de pós-graduação do Programa, Raul Viana. Professora Édila falou da qualidade historicamente reconhecida do PPGCA, do desafio que tem a UFLA de expandir com qualidade e da representatividade do professor Chitarra para a instituição, encerrando com palavras de apoio ao Programa. “Vocês têm todo o nosso reconhecimento. Estaremos sempre juntos para fazermos o melhor para a instituição e para as pessoas”.  A contribuição dos estudantes para a qualidade do Programa foi enfatizada pelo professor Rafael. “Mais um programa da UFLA celebrando 40 anos e isso é um orgulho para a comunidade acadêmica. Os discentes têm participação fundamental nas avaliações que expressam a qualidade do Programa”. Professor Luís agradeceu a todos os servidores, ativos e já aposentados, que colaboraram para a implantação e desenvolvimento do PPGAC. Já o professor Jaime realçou a história do Programa em números: com conceito 5 na Capes, são 100 estudantes matriculados e 22 docentes atuando. Em atividade desde 1976, o mestrado já deu origem a 487 dissertações. O doutorado teve início em 1991 e já foram defendidas 232 teses. Ao todo, mais de 700 trabalhos. Palestra da professora Maria Isabel: resgatando a história [caption id="attachment_125485" align="alignleft" width="249"]professora Maria Isabel Chitarra: agradecimento aos filhos, aos “filhos científicos” e ao professor Chitarra. professora Maria Isabel Chitarra: agradecimento aos filhos, aos “filhos científicos” e ao professor Chitarra[/caption] Logo após os protocolos iniciais, Maria Isabel falou aos presentes. Ela abordou fatos relativos à história da UFLA desde sua implantação como Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL); ao desmembramento do antigo Departamento de Química e Tecnologia em 1973, que deu origem ao DCA; ao início das atividades ainda no câmpus histórico; ao sacrifícios iniciais para técnicos administrativos e professores, além de ter narrado momentos da atuação profissional do professor homenageado. A fala emocionada encerrou-se com um agradecimento aos filhos, aos “filhos científicos” e ao professor Chitarra. “A caminhada até esses 40 anos envolveu os esforços de muitos homens e mulheres que se dedicaram à implementação do projeto idealizado”. A área de Ciência dos Alimentos na Capes [caption id="attachment_125483" align="alignright" width="249"]A coordenadora da área de Ciência dos Alimentos na Capes, Maria Ângela de Almeida Meirelles, durante sua palestra A coordenadora da área de Ciência dos Alimentos na Capes, Maria Ângela de Almeida Meirelles, durante sua palestra[/caption] A coordenadora da área de Ciência dos Alimentos na Capes, Maria Ângela de Almeida Meirelles, proferiu palestra na sequência. Ela iniciou suas considerações falando sobre a representatividade do agronegócio para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e localizou a área de alimentos nesse contexto. Apresentou a linha do tempo da Capes como instituição, bem como apresentou números sobre a pós-graduação no Brasil, destacando o crescimento, nos últimos anos, de indicadores, como o número estudantes matriculados. Em seguida, detalhou informações sobre a área de Ciência dos Alimentos na Capes. A celebração pelo aniversário do Programa envolveu ainda outras atividades, como um coquetel e uma missa. 40-anos-ppgca   Confira a galeria de fotos. Clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido.