Professores da Universidade de Ciências Aplicadas de Berna visitam a UFLA e sinalizam futuras parcerias

Publicado: Sexta, 25 Novembro 2016 10:17 | Última Atualização: Terça, 22 Novembro 2016 13:48
[caption id="attachment_125530" align="alignright" width="249"]Agenda de trabalho: visita dos professores de Biel e Berna fortalecem o Programa de Internacionalização da UFLA Agenda de trabalho: visita dos professores de Biel e Berna ampliam relações internacionais da  UFLA[/caption] Em maio de 2016, dando continuidade às ações de internacionalização da Universidade Federal de Lavras (UFLA), uma comitiva, incluindo o reitor professor José Roberto Scolforo, visitou a Universidade de Ciências Aplicadas de Berna (Bern University of Applied Sciences), na cidade de Biel, e Universidade de Berna, em Berna, Suíça, para discussão de possibilidades de colaboração entre as instituições. Na semana passada (14/11), os professores Ernst Zürcher e Peter Schmocker (Biel) visitaram a UFLA, para conhecer as estruturas e os projetos em desenvolvimento, reafirmando as sinergias para futuras parcerias. O professor Ernst Zürcher é engenheiro florestal, reconhecido pelos estudos científicos que validaram a observação popular e comprovaram que parâmetros florestais oscilam de acordo com ciclos de maré – ciclos lunares. O professor Peter Schmocker tem como foco de seus estudos os recursos hídricos. Na parte da manhã, os professores visitantes foram recebidos pelo reitor, professor Scolforo; pelo diretor de Relações Internacionais, professor Antônio Chalfun Júnior; e pelo assessor de Relações interinstitucionais, professor José Maria de Lima. A reunião foi realizada no gabinete do reitor, com a explanação de projetos estratégicos da Universidade. [caption id="attachment_125529" align="alignleft" width="249"]Livro do professor suíço poderá ser lançado em Português, em parceria com a UFLA Livro do professor suíço poderá ser lançado em Português, em parceria com a UFLA[/caption] Na oportunidade, o reitor ressaltou o prazer de recebê-los e os benefícios que a parceria com a Universidade de Ciências Aplicadas de Berna podem gerar para o Programa de Internacionalização. Scolforo sugeriu que o professor Ernst Zürcher, em parceria com UFLA, desenvolva projetos no Brasil aplicando os conceitos já pesquisados por ele, envolvendo a cultura de eucalipto e outras espécies florestais. Ernst Zürcher presenteou Scolforo com um exemplar do seu livro Die Baume und das unsichtbare - erstaunliche erkenntnisse aus der forschung (As árvores e o invisível - descobertas surpreendentes de pesquisa) – Editora Verlag. A obra em alemão, já foi traduzida para o francês, inglês e agora, o professor deseja publicá-lo em Português, com parceria da UFLA. Visitas técnicas [caption id="attachment_125528" align="alignright" width="249"]Pesquisas em conjunto poderão render maior relevância e visibilidade para as publicações, fortalecendo o Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais Lemaf: pesquisas em conjunto poderão render maior relevância e visibilidade para as publicações, fortalecendo o Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais[/caption] Na parte da Tarde, o professor Ernst Zürcher foi recebido pela equipe do Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal – Lemaf, no Departamento de Ciências Florestais (DCF/UFLA), para apresentação de linhas de pesquisa congruentes com os temas abordados pelo pesquisador. Um dos temas abordados para possível colaboração vai envolver o estudo de melhor período de colheita da Candeia, relacionada aos ciclos de maré. Outra linha de pesquisa tratada na reunião envolve a tecnologia da madeira para uso na construção de casas, voltadas para a ambiência e conforto térmico. Concomitantemente, o professor Peter Schmocker visitou o Departamento de Engenharia da UFLA, sendo recebido pelo grupo de Recursos Hídricos – Laboratório de Hidráulica. Na oportunidade, o professor fez uma explanação de uma de suas linhas de pesquisas, que envolve a revitalização de canais na Suíça para ampliar a biodiversidade, para os estudantes do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas (PPGRH). De acordo com o professor Alberto Colombo, as linhas de pesquisa em desenvolvimento no PPGRH chamaram a atenção do professor suíço, que já manifestou a intenção de retornar à UFLA para futuras parcerias.