Realizada em Natal (RN) abertura de evento nacional sobre Biodiesel – UFLA faz parte da organização

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Sexta, 02 Dezembro 2016 07:40 | Última Atualização: Quarta, 23 Novembro 2016 21:00
congresso-biodiesel-1O 6º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e o 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel foram abertos oficialmente na terça-feira (22/11) em Natal (RN). As atividades seguem até sexta-feira (25/11), envolvem cerca de 600 participantes e a apresentação de 720 trabalhos científicos. O evento é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel (RBTB). Da UFLA, está à frente da organização o Núcleo de Estudos em Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel (G-Óleo). O professor do Departamento de Engenharia (DEG/UFLA) Pedro Castro Neto é o presidente da Comissão Organizadora, e o professor Antônio Carlos Fraga (DAG/UFLA) preside a Comissão Científica. Durante a solenidade de abertura do Congresso, a mesa de honra foi formada pelas seguintes autoridades: o procurador geral de Natal, José Dionízio Silva, que representou o prefeito do município; o secretário nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, do MCTI, Álvaro Prata; o coordenador da Comissão Executiva Interministerial do Biodiesel da Casa Civil da Presidência da República, Rodrigo Rodrigues; a reitora da UFRN e presidente da Andifes, professora Ângela Maria Paiva Cruz; o chefe do DEG/UFLA, professor Carlos Eduardo Silva Vopalto (que representou o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo); o coordenador geral da Rede Brasileira de Tecnologia do Biodiesel, Rafael Silva Menezes; e o presidente do Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, o professor da UFLA Pedro Castro Neto. O Congresso é considerado o principal evento técnico-científico da área no Brasil, sendo referência nacional para as áreas de congresso-biodiesel-2produção de plantas oleaginosas, óleos, gorduras e biodiesel. A programação busca apresentar as principais inovações e tecnologias desenvolvidas dentro dos diferentes setores da cadeia produtiva por meio de palestras, simpósios, reuniões técnicas, mesas-redondas, apresentação de trabalhos científicos e exposição de equipamentos e serviços. O tema central da edição é “Biodiesel: 10 anos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no Brasil”. São apoiadores do evento o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Fundação de Apoio à Pesquisa de congresso-biodiesel-3Minas Gerais (Fapemig), a Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio), a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FapeRN), o Instituto Nacional de Tecologia (INT), a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a  Olea – empresa da Incubadora de Base Tecnológica da UFLA. Consulte outras informções sobre o evento em: http://oleo.ufla.br/congresso2016/.
Fotos cedidas pela organização.