Professor da UFLA participa da 3ª Edição de Sistema Brasileiro de Exigências Nutricionais de Bovinos de Corte

Publicado: Quinta, 01 Dezembro 2016 06:56 | Última Atualização: Terça, 29 Novembro 2016 12:46
[caption id="attachment_125876" align="alignleft" width="249"]Professor Mateus Gionbelli, durante apresentação de temas relacionados à sua pesquisa na 3ª Edição do Sistema BR-CORTE Professor Mateus Gionbelli, durante apresentação de temas relacionados à sua pesquisa na 3ª Edição do Sistema BR-CORTE[/caption] O professor Mateus Pies Gionbelli, do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), é um dos editores da 3ª Edição do Sistema BR-CORTE, um sistema brasileiro de alimentação de bovinos para produção de carne. O livro BR-CORTE, publicado em português e inglês, contém 12 capítulos que tratam das necessidades nutricionais de bovinos utilizados para produção de carne, além de outros aspectos como: regulação e predição do consumo de alimentos, estimativa do valor energético de alimentos para bovinos, utilização da proteína dos alimentos e manejo ambiental e predição das excreções de nitrogênio, fósforo e metano por bovinos de corte. O lançamento da 3ª edição do BR-CORTE ocorreu durante Workshop Internacional realizado na Universidade Federal de Viçosa (UFV), que contou com a participação de pesquisadores, técnicos, estudantes e produtores rurais do Brasil e dos Estados Unidos. O evento contou com palestras específicas sobre cada capítulo do novo livro, além de painéis de discussão entre os autores do BR-CORTE, pesquisadores dos EUA e o público presente. Na ocasião, o professor Mateus Gionbelli, do DZO/UFLA, palestrou sobre o 1º e o 10º capítulos da publicação, que tratam respectivamente sobre “Ajuste do peso corporal de bovinos para condições fisiológicas e de alimentação” e “Exigências nutricionais para vacas de corte vazias e gestantes”. [caption id="attachment_125877" align="alignright" width="177"]Sistema público, com livre acesso Sistema público, com livre acesso[/caption] O Sistema BR-CORTE, em sua 3ª edição, é resultado de extensa pesquisa realizada por um grupo de pesquisadores liderados pelo professor Sebastião de Campos Valadares Filho, da UFV. O sistema foi criado há cerca de 20 anos e hoje conta com a participação de diversas instituições brasileiras, dentre elas a UFLA. Na UFLA, são desenvolvidas pesquisas sobre efeitos ambientais e de diferentes estágios fisiológicos sobre as exigências nutricionais de energia, proteína e minerais para bovinos de corte, realizadas sob a liderança do professor Mateus Gionbelli. As duas principais características do Sistema BR-CORTE envolve o desenvolvimento exclusivamente com animais criados em condições brasileiras e ser um sistema público, com livre acesso à informação para qualquer pessoa. Pesquisadores, professores, técnicos, alunos e produtores rurais podem acessar o BR-CORTE pela internet (www.brcorte.com.br) e realizar a formulação de dietas, avaliação de dietas, cálculo de exigências nutricionais, cálculo de viabilidade econômica da criação de bovinos de corte em determinadas condições, conhecer a composição nutricional de alimentos para bovinos e ainda estimar o impacto ambiental da produção de bovinos de corte, por meio das estimativas de excreção de nitrogênio, fósforo e metano por kg de carne produzida.