Estudantes do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia da Madeira são contemplados no projeto EBW+

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 05 Dezembro 2016 12:21 | Última Atualização: Quarta, 30 Novembro 2016 07:21
[caption id="attachment_125987" align="alignleft" width="246"] Fernanda Guedes, Aureo Abreu e Maria Fernanda (da esq. para dir.) Fernanda Guedes,
Aureo Abreu e Maria Fernanda (da esq. para dir.)[/caption] Três estudantes de doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia da Madeira (PPGCTM) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foram selecionados pelo projeto Euro-Brazilian Windws+ (EBW+) para a realização de doutorado sanduíche na França e Suécia. O projeto EBW+ possui apoio financeiro da Comissão Europeia através do Programa Erasmus Mundus, que oferece bolsas para os estudantes que desejam realizar a formação em universidades da Europa, sendo composto por 20 instituições de ensino superior, além de 12 instituições associadas. Os estudantes selecionados são isentos do pagamento de taxas de matrícula na instituição europeia, recebem uma bolsa mensal para a subsistência, uma viagem de ida e volta e um seguro saúde, acidente e viagem. Fernanda Maria Guedes Ramalho foi selecionada para Université Lille – França. Para a estudante esta experiência será primordial na sua carreira profissional. “Fiquei muito feliz quando fomos selecionados para realizar a mobilidade no doutorado. Será uma experiência muito importante para a minha formação acadêmica, profissional e para o aprendizado/aperfeiçoamento de um novo idioma, além da divulgação da nossa universidade e do programa de pós-graduação. É uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos e estabelecer novos contatos”, disse. Já Maria Fernanda Vieira Rocha realizará o doutorado na Uppsala University – Suécia. “O Erasmos Mundus está me dando a oportunidade de realizar um sonho que é conhecer a Suécia, poder aprimorar ainda mais os meus conhecimentos e enriquecer a minha pesquisa de doutorado. A partir desta experiência, espero contribuir ainda mais com pesquisas aqui no Brasil, trazendo novidades e aplicações de novas tecnologias para o setor”, comentou. Também estará na Uppsala University o estudante Aureo Abreu Júnior. “É muito gratificante termos a oportunidade de fazer parte de nossa pesquisa em uma universidade estrangeira, expandir nosso conhecimento e conhecer novas culturas. Além disso, podemos estimular novas parcerias com nossa universidade, abrindo mais portas para futuras pesquisas”, relatou. É válido ressaltar que no semestre passado, o doutorando Túlio Anselmo, também do PPGCTM/UFLA foi contemplado com a bolsa na Universidade do Porto, em Portugal. Para o coordenador do curso de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia da Madeira, professor Paulo Ricardo Hein, a participação desses estudantes em outros países fortalece cada vez mais a pesquisa na UFLA. "Todos nós da equipe PPGCTM ficamos muito satisfeitos com a notícia. A participação de três discentes deste programa no projeto EBW+ vai fortalecer ainda mais nossa parceria com os franceses e dará início a projetos multidisciplinares com a cooperação dos suecos. A expectativa é de estabelecer uma parceria efetiva entre as três instituições e criar condições para desenvolver tecnologias aplicadas aos produtos florestais”, comentou o professor. Trajetória UFLA e projeto Erasmus Mundus Em 2014, a UFLA foi selecionada para participar como instituição parceira do projeto Erasmus Mundus, reforçando o plano de internacionalização na Universidade. “Assim como a UFLA soube galgar novos patamares de excelência para atender às demandas da sociedade, também neste momento a comunidade acadêmica se prepara para a era da cooperação acadêmica Internacional. Acompanhando as expectativas das novas gerações, a UFLA impulsiona um novo olhar sobre o mundo, provocando novas interações e parcerias”, evidenciou o reitor, professor José Roberto Scolforo, quando iniciou a parceria. Para o diretor de Relações Internacionais da UFLA, professor Antônio Chalfun Junior, a participação no programa Erasmus Mundos abre novas e importantes possibilidades para toda a comunidade acadêmica. De acordo com a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) já foram contemplados com o Programa dez discentes da UFLA. Além dos que já foram mencionados na matéria, segue a relação dos demais: 2016 Aluno: Amanda Cristina dos Santos Reis; Curso: Letras; Local do estágio: Uppsala Universitet; Período do Estágio: 18/8/2016 a 14/1/2017 Aluno: Mirna Maria Machado Diniz; Curso: ABI Engenharia; Local do estágio: Uppsala Universitet; Período do Estágio: 18/8/2016 a 4/6/2017 2015 Aluno: Guilherme Bruno Araujo Pimenta; Curso: Engenharia de Controle e Automação; Local do estágio: Universidade Politécnica de Valência; Período do Estágio: 7/9/2015 a 7/2/2016 Aluno: Juliano Rezende Mudadu Silva; Curso: Engenharia Ambiental; Local do estágio: Unitoma Sapienza; Período do Estágio:  26/8/2015 a 7/3/2016 Aluno: Willian Koiti Obana Kataoka; Curso: Engenharia de Controle e Automação; Local do estágio: Universidade de Malta; Período do Estágio: 27/8/2015 a 31/1/2016 Aluno: Otávio Arruda Matoso; Curso: Engenharia de Controle e Automação; Local do estágio: Universitat Politécnica de Valência; Período do Estágio: 7/9/2015 a 7/2/2016   Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA.