Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Lançamento do Certifica Minas Fruta foi feito na UFLA, durante circuito Frutifica Minas

Publicado: Terça, 06 Dezembro 2016 15:10 | Última Atualização: Quinta, 01 Dezembro 2016 11:55
img_1709A UFLA sediou, no dia 29 de novembro, uma das etapas do Circuito Frutifica Minas, evento em prol do desenvolvimento do setor de fruticultura no Estado. Parte importante dessa iniciativa foi o lançamento do Certifica Minas Fruta, programa que irá certificar propriedades produtoras que atenderem a uma série de pré-requisitos. A apresentação do programa foi feita pelo coordenador técnico estadual de Fruticultura da Emater-MG, Deny Sanabio. “O Certifica Minas Fruta tem tudo para dar certo devido a uma grande demanda pelo consumo de frutas aliada à segurança alimentar”, afirmou. Na apresentação, demonstrou por que acredita no sucesso: “Minas Gerais é o quarto estado brasileiro em produção de frutas, mas ainda é dependente da produção de outros estados”. A adesão à certificação será voluntária e os proprietários interessados deverão se credenciar no escritório da Emater-MG de sua cidade a partir de janeiro de 2017. O extensionista da Emater irá preparar a propriedade, a fim de adequá-la aos parâmetros da certificação (de manejo, práticas agropecuárias, cuidados com o meio ambiente, entre outras). Para receber a certificação, a propriedade deve atender pelo menos 80% das exigências, inicialmente. A inspeção da propriedade será feita pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Também serão realizados, paralelamente, esforços para que lojistas e atacadistas se interessem pela comercialização de produtos da fruticultura certificada. Circuito Frutifica Minas img_1690O evento, itinerante, disseminou na UFLA informações e tecnologias aos produtores. Durante o lançamento do Certifica Minas Fruta, o professor Rafael Pio, coordenador do Setor de Fruticultura (DAG), comentou sobre a organização: “Esse é o principal realizado pelo Setor de Fruticultura e trouxe benefícios para ele. A cobertura que liga os dois prédios do Pomar da UFLA foi construída para receber o circuito”, afirmou. As primeiras atividades do circuito foram realizadas no Pomar, com as estações do Dia de Campo. Produção de pitaia, banana e maracujá; controle do ácaro da lichia; e irrigação na fruticultura foram os temas das estações, ministradas por docentes da UFLA e técnicos da Epamig. À tarde, pesquisadores e técnicos proferiram palestras no Auditório do Departamento de Agricultura (DAG), onde também ocorreu o lançamento do Certifica Minas Fruta. Os palestrantes abordaram: consórcio de abacate e café, potencial de implantação de espécies frutíferas associadas à cafeicultura e a extração e produção de óleo de abacate. O Frutifica Minas foi criado em 2010 pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). Essa etapa do circuito foi promovida em parceria com UFLA, através do Núcleo de Estudos em Fruticultura (Nefrut) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).
Fotos: Luciana Tereza (dia de campo) e Mateus Lima
 

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.