Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Empreendedorismo na Escola: propondo soluções

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 14 Dezembro 2016 08:29 | Última Atualização: Terça, 06 Dezembro 2016 07:50
[caption id="attachment_126519" align="alignleft" width="249"]lagoinha Escola Municipal Vicentina de Abreu Silva[/caption] O projeto de extensão “Empreendedorismo na Escola” atendeu as escolas municipais Vicentina de Abreu Silva, na fazenda Lagoinha, e José Serafim, no Conjunto Habitacional João da Cruz Botrel. O projeto desenvolvido na Universidade Federal de Lavras (UFLA) é coordenado pela professora Daniela Meirelles Andrade do Departamento de Administração e Economia (DAE), em parceria com a professora Andressa Furtini, juntamente com alunas bolsistas de extensão e Bic júnior. O objetivo principal deste projeto é levar conhecimentos da temática empreendedorismo para alunos do ensino fundamental e médio, além de promover um espírito de mudanças e participação cidadã nas atividades inerentes a esfera pública. Além de instigar nos alunos um novo pensar a cerca de problemas decorrentes do âmbito público ou até mesmo do seu próprio cotidiano. [caption id="attachment_126518" align="alignright" width="249"]Escola Municipal José Serafim Escola Municipal José Serafim[/caption] O projeto também busca incentivar os alunos a pensarem e colocarem em prática os conceitos aprendidos durante a apresentação teórica e estimular os mesmos a proporem soluções tangíveis para a resolução de alguns problemas que são expostos durante uma dinâmica. “É interessante citar a solução que um grupo de alunos da Escola Municipal Vicentina de Abreu Silva propôs ao seguinte problema: desperdício da merenda servida na escola. Os alunos colocaram que seria viável implantar o sistema self service. Esta solução chamou bastante atenção, e até promoveu um debate por parte dos professores. Como a solução é simples, pode iniciar após uma reunião entre direção, coordenação e responsáveis pela merenda”, comentam as coordenadoras. Além das escolas mencionadas, o projeto também atendeu a Escola Estadual Firmino Costa, Escola Adventista/Fadminas, Cedet, Escola Municipal Itália Cautiero Franco (CAIC), e o Colégio Nossa Senhora de Lourdes. “Em geral, o projeto está atendendo as suas expectativas e continua caminhando para ampliar mais escolas de Lavras e cidades vizinhas”, relata a coordenação. Seja você também uma escola inovadora e aberta a receber estas novas práticas. Entre em contato com os responsáveis pelo projeto e agende uma visita: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..  
Camila Caetano: jornalista/ bolsista UFLA, com a colaboração direta de Lara da Silva Alvarenga e Daniela Meirelles Andrade.

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.