UFLArunners finaliza ações de 2016 com participação na Volta Internacional da Pampulha

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Sexta, 06 Janeiro 2017 06:08 | Última Atualização: Sexta, 09 Dezembro 2016 10:56
[caption id="attachment_126654" align="alignleft" width="166"]volta-pampulha Servidor da UFLA Wendel de Souza Pernambuco, durante a Volta Internacional da Pampula[/caption] Seis integrantes da equipe UFLArunners participaram em 4/12 da Volta Internacional da Pampulha, em Belo Horizonte. O percurso da prova é de 18 km e envolve uma volta completa pela orla da Lagoa. A 18ª edição do evento reuniu cerca de 15 mil atletas, de diferentes países. Entre eles estavam os servidores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Wendel de Souza Pernambuco (Diretoria de Orçamento, Contabilidade e Finanças -Dcof), Michely Motta (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários - Praec),  Pedro Viana e Fernando Elias (Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação - DGTI) e Angélica Sousa da Mata (Departamento de Física - DFI) . Além deles, estava presente também o integrante Dorivaldo Batista de Souza. Nos próximos dias, a equipe UFLArunners estará reunida para traçar as metas para 2017, programando as provas das quais irá participar, decidindo sobre a confecção de novos uniformes e sobre horários de treinos. Servidores interessados em ingressar no grupo devem entrar em contato com o coordenador da equipe pelo telefone (35) 3829-1116 (Wendel – Dcof). A UFLA Runeers foi formada no final de 2015 por iniciativa de um grupo de servidores com o objetivo de difundir a prática da corrida na instituição, incentivando assim a promoção da qualidade de vida e da saúde. A proposta foi submetida ao Programa de Extensão Universitária (Proext) e hoje é um projeto de extensão da UFLA, contando com um monitor do Departamento de Educação Física (DEF) para os treinos. [caption id="attachment_126653" align="alignright" width="249"]ufla-runners Equipe UFLArunners no Circuito Athenas-RJ, realizado em março de 2016.[/caption] De acordo com Wendel, os resultados alcançados neste primeiro ciclo de atividades têm sido positivos. Ele relata que vários servidores que integram a equipe já evoluíram significativamente, não só nas corridas, mas principalmente em ganho de saúde e qualidade de vida, comprovados pelos exames realizados no início do ano e repetidos recentemente. “Além disso, a criação do grupo proporcionou maior integração entre os servidores. É comum os integrantes me relatarem que hoje têm mais amigos na UFLA, ou seja, pessoas que não se conheciam dentro da  Instituição e agora têm contato devido aos treinos diários e às viagens para competições”. A partir de sua criação, a equipe ganhou adeptos e participou de provas em Lavras e no Brasil. O Circuito Athenas, em São Paulo e no Rio de janeiro, e a Meia maratona de Belo Horizonte são dois exemplos.