Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Confira os lançamentos das editoras universitárias

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Domingo, 02 Dezembro 2007 22:00 | Última Atualização: Domingo, 02 Dezembro 2007 22:00

“O Eu nos Ensaios de Montaigne”, Telma de Souza Birchal – Michel de Montaigne apresenta seus Ensaios como sendo uma pintura de seu autor “inteiro e nu”. A originalidade desse propósito assim como a do estilo de sua escrita fazem com que a obra possa ser objeto de diferentes olhares. Aqui, pretende-se ressaltar o Montaigne filósofo e, mais especificamente, situar seu pensamento no que podemos chamar de uma “história da subjetividade”. Distinto tanto da “alma” ou da “razão” dos antigos, tão próximas da divindade quanto do “eu penso” de Descartes, tão certo de si, o “eu” dos Ensaios traz uma figura da subjetividade marcada pela dúvida, pela cor. (UFMG)

“Literalmente falando: sentido literal e metáfora na metalinguagem”, Solange Coelho Vereza – A discussão sobre os conceitos de sentido literal e de metáfora remonta ao início do interesse pelos estudos da linguagem na Grécia antiga. No pensamento contemporâneo, na filosofia da linguagem, na lingüística, nos estudos literários e na teoria da comunicação esta tem sido uma das questões mais polêmicas. Quais as fronteiras entre sentido literal e metafórico? A metáfora é derivada do sentido literal e o pressupõe? O sentido literal é simplesmente a fixação dos múltiplos usos e significados das palavras? Essas questões vêm sendo discutidas em perspectivas as mais diversas e permanecem em aberto. Encontramos desde defesas convictas da necessidade de se manter uma concepção estrita de sentido literal até posturas radicais advogando a eliminação de qualquer distinção entre o literal e o metafórico. (UFF)

“Recôncavo da Bahia: Educação, Cultura e Sociedade”, Luís Flávio Reis Godinho e Fábio Josué Souza dos Santos (Orgs.) – o livro é resultado do Congresso de Pesquisadores do Recôncavo Sul: Educação, Cultura e Sociedade, promovido pelo Centro de Formação de Professores da UFRB, entre 08 e11 de maio de 2007, em Amargosa. O Prefácio, da Drª Maria D. de Azevedo Brandão, da UFBa presta uma homenagem à UFRB, sobretudo ao CFP, pela realização do encontro e pelos méritos próprios em temática, participantes e organização. Para ela, o CFP aponta, apropriadamente, como missão das universidades interioranas, a valorização das comunidades de suas regiões, no intercâmbio entre suas diferentes associações e com outros centros culturais, em favor de um pensamento sério e transformador. (UFRB)

“Aplicación Judicial del Derecho en Perspectiva Hermenęutica”, Lúcia Alvarenga – trata-se de parte da tese desenvolvida no doutorado na Espanha pela docente. No livro, a autora apresenta um novo olhar da hermenęutica (interpretaçăo dos textos) em Gadamer – onde compreender e interpretar significa aplicar o texto ŕ situaçăo presente. Essa obra pretende investigar o conteúdo e a importância da hermenęutica jurídica e indagar em que medida ele pode, efetivamente, abrir as portas para um novo horizonte da aplicaçăo do Direito. (UnB)

“Introdução ao Estudo de Minerais Comuns e de Importância Econômica”, Sebastião de Oliveira Menezes – A publicação, além de se basear no estudo dos minerais e fornecer uma tabela para reconhecimento de minerais comuns, aborda a utilização de minerais como recursos naturais e comenta sobre jazidas e reservas destes recursos no Brasil. (UFJF)

“Revista Poité”, 10ª edição – Criada por estudantes do curso de Letras, em 1986, como sucessora da Revista Discente, veículo de expressão cultural e artística dos alunos da UFSC durante as décadas de 70 e 80, a Poité registra a cada edição a
produção em artes no campus. Hoje, fazem parte do corpo editorial da revista alunos de diversos cursos, de estudantes de Artes a acadêmicos de Medicina e Matemática. A edição nº 10 foi obtida a partir da reunião de 54 colaboradores. A Poité é apoiada pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). (UFSC)

“Notas de História e Cultura Afro-Brasileiras', Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal do Paraná (Org.) – o intuito do livro é disponibilizar para as escolas públicas mais uma fonte dirigida aos professores para o trabalho com conteúdos relacionados à História e à Cultura Afro-Brasileiras, visando cumprir a Lei 10.639, que modificou artigo da Lei de Diretrizes de Bases da Educação brasileira, tornando obrigatório o ensino destes conteúdos. (UFPR)

“O amor a duas línguas”, Roberto Mendoza e Leôncio Caminho – o livro traduz o amor em dois estilos, duas nacionalidades, duas culturas e dois sentires. O erotismo que celebram suas páginas é contemplação, capricho e gratuidade. Desordem, desejo e intensidade. Sabor, risco e transgressão. É rebeldia contra a solidão, a abstinência e a virgindade. Contra o rancor e o tédio. Contra a brutalidade, a iniqüidade e o desamor. É vida, utopia que nega o utilitarismo cotidiano. (UFCG)

“Caminhos e Memórias: narrativas e cotidiano de itinerantes rumo a Poxoréo”, Nileide Souza Dourado – é o resultado da sua pesquisa de mestrado sobre a história de vida de homens e mulheres das cidades de Poxoréu e Cuiabá. A obra tem foco na história dos deslocamentos, das trajetórias, do cotidiano, da cultura material de pessoas, famílias e grupos, na primeira metade do século XX, rumo a Mato Grosso, tendo Poxoréu como ponto de atração. O estudo é inédito, tem uma abordagem científica e reúne um conjunto de questões direcionadas para o estudo da história dos movimentos populacionais brasileiros. (UFMT)

“Entendendo e Dominando o Hardware: técnicas avançadas para montagem e manutenção de PCs”, Ivan Max Freire de Lacerda – o livro aborda recursos mais avançados e é destinado aos estudiosos ou profissionais do assunto. (UFRN)

“Revista Chronos”, nº 4 – nesta edição, aborda a obra do jurista e professor Nilo Batista. A Chronos, de periodicidade trimestral, sempre destaca personalidade expressiva das áreas de conhecimento contempladas nos diversos cursos de graduação e pós-graduação da UNIRIO. O objetivo da publicação é criar um elo entre fontes primárias de pesquisa (entrevistas com realizadores, material iconográfico, ensaios e artigos inéditos etc.) e pesquisadores e estudantes. Nesta edição, foi contemplado o curso de Direito. A versão impressa é distribuída para bibliotecas e instituições culturais no Brasil e no exterior. (UNIRIO)

(Lilian Saldanha - Assessoria de Comunicação da Andifes)

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.