Apresentações em instituições e Lavras marcaram encerramento de atividades anuais do Coral e da Orquestra da UFLA

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Sexta, 06 Janeiro 2017 06:08 | Última Atualização: Sexta, 09 Dezembro 2016 14:45
[caption id="attachment_126661" align="alignleft" width="249"]casa-vovo-orquestra Apresentação na Casa do Vovô.[/caption] O Coral Vozes do Câmpus e a Orquestra de Câmara, projetos de extensão da Universidade Federal de Lavras (UFLA), encerraram as atividades de 2016 com a realização de apresentações musicais em três instituições da cidade. O Coral, sob a regência da cabo da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) Anna Paula Fraiz, apresentou-se, no fim de novembro, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II). Na tarde do dia 7/12 a apresentação foi no Lar Esperança e Vida Mateus Loureiro Ticle. Já a Orquestra, sob regência do sargento da PMMG David Carlos e da soldado Paula Roberta,  entoou canções em 6/12 na Casa do Vovô, alegrando a tarde na instituição. Confira algumas das apresentações nos vídeos abaixo. https://www.youtube.com/watch?v=ucTxwxVrdeE https://www.youtube.com/watch?v=EQ5sSbo8OGo Em julho deste ano, foi formalliza parceria temporária entre a UFLA e a Banda da 6ª Região da PMMG, para garantir o curso das atividades de regência do Coral e da Orquestra até que a Universidade nomeasse um regente por meio de concurso público (processo em andamento). As apresentações de novembro e dezembro divulgaram ao público o trabalho realizado ao longo do ano por participantes do projeto e pelos parceiros (PMMG). Os integrantes dos projetos manifestam seus agradecimentos às instituições que abriram suas portas para receber as apresentações. Agradecem também pelo apoio da UFLA e da Banda da 6ª Região da PMMG, representada pelo tenente Emerson de Oliveira, pelo sargento David Carlos, pela cabo Anna Paula Fraiz e a soldado Paula Roberta, que contribuíram ao longo do ano para o desenvolvimento dos coralistas e músicos da orquestra. Quando forem retomadas as atividades dos dois projetos de extensão em 2017, a comunidade será informada sobre os horários dos ensaios, o que dará oportunidade para que outras pessoas se juntem aos grupos. coralCoral Vozes do Câmpus O Coral Vozes do Câmpus, criado em 1999, conta hoje com cerca de 20 integrantes, entre professores, técnicos administrativos e estudantes da UFLA, além de membros da comunidade externa. Sua formação básica é coral misto a quatro vozes, sendo as femininas sopranos e contraltos, e as masculinas tenores e baixos. O Coral tem realizado apresentações em Lavras e em outras cidades. Orquestra de Câmara da UFLAorquestra A Orquestra de Câmara da Universidade Federal de Lavras é um projeto iniciado em 2011 e conta com cerca de 15 músicos. É integrada não só pela comunidade acadêmica, mas também por moradores da cidade e região. Sua formação básica é em três naipes: cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico), madeiras (flauta transversal, clarinete, oboé e fagote) e metais (trompete, trombone, tuba e trompa). As apresentações feitas na UFLA e em outras cidades do Estado são parte da programação da Orquestra.
Texto com informações de Lucas Rocha Veira, integrante dos projetos.