Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Mais uma turma concluiu na UFLA o curso “Linguagem, Leitura e Literatura Infantil: na arte de tecer e coser histórias”

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Sexta, 06 Janeiro 2017 06:07 | Última Atualização: Segunda, 19 Dezembro 2016 10:39
curso-tecer-historias1Foi realizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA) o curso de extensão Linguagem, Leitura e Literatura infantil: na arte de tecer e coser histórias, organizado pelo Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita (Nelle). As atividades ocorreram durante os meses de novembro e dezembro, com encontros semanais de discussão teórica e oficinas práticas de confecção de um livro de literatura infantil em tecido. O encerramento da programação foi em 14/12. Essa foi a segunda edição do curso. A primeira foi promovida no primeiro semestre de 2016.curso-tecer-historias3 Entre os cursistas estavam estudantes do curso de Pedagogia, professores da educação infantil das redes pública e privada, além de integrantes da comunidade. A finalidade dessa iniciativa de complementação profissional é estudar as concepções sobre linguagem e leitura na perspectiva interdiscursiva, discutindo questões metodológicas que envolvem o trabalho com a literatura infantil e a criação imaginária da criança. Foram exploradas diferentes atividades que apostam na oralidade, bem como ferramentas lúdicas que facilitam a atuação do professor no desenvolvimento de atividades com textos em imagens, a partir da confecção de livros em tecidos. Sob a coordenação da professora do Departamento de Educação (DED) Ilsa do Carmo Vieira Goulart, o curso contou com a curso-tecer-historias2presença das professoras do Nelle Adriana Pryscilla Duarte de Melo, Dalva de Souza Lobo, Flávia Aparecida Mendes de Oliveira Cruz, Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões, e de professoras convidas do Nepi, Ana Paula Coelho Silva e Elisangela Brum Xavier. A oficina contou com a colaboração e criatividade e da artesã Regina Vilas Boas. “A confecção dos livros em tecido foi uma experiência significativa do curso para o processo de formação docente, marcada pelo desafio de criar, coser e interagir com as pessoas e com as histórias”, comenta professora Ilsa.

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.