Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
Comitiva da UFLA visita São Sebastião do Paraíso para avaliar pertinência de novo câmpus
Comitiva avalia condições para implantação de câmpus avançado em São Sebastião do Paraíso[/caption]
O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, acompanhado da vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, fizeram uma visita técnica em São Sebastião do Paraíso, à convite do deputado federal Carlos Melles (DEM-MG), para avaliar as condições locais e a pertinência de implantação de um câmpus avançado da UFLA.
O encontro ocorreu na manhã de terça-feira (27/12), na Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, seguida de visitas técnicas às instalações em construção do SESC/Laces, do Parque de Exposições e da Arena Olímpica.
Além dos professores Scolforo e Édila, a comitiva da UFLA foi composta pelo pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins; o assessor para Assuntos Interinstitucionais, professor José Maria de Lima; o superintendente de Gestão, professor João Chrysostomo de Resende Júnior; o prefeito do Câmpus, professor Jackson Antonio Barbosa e o arquiteto Giovani Salomão.
A comitiva foi recebida pelo deputado Carlos Melles, deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSDB-MG), prefeito Walker Américo Oliveira (PTB), vice-prefeita eleita Dilma Oliveira, vereadores eleitos para o próximo mandato e lideranças da região.
A avaliação técnica foi realizada com vistas à atualização do projeto encaminhado em 2009, após aprovação do Conselho Universitário (CUNI/UFLA), e somente agora retomado pelo Ministério da Educação (MEC). O projeto em análise aborda o estudo de viabilidade de implantação de câmpus avançado no município de São Sebastião do Paraíso, onde a equipe da UFLA visitou três locais para compor a análise de pertinência para seu futuro aproveitamento.
Durante a reunião, houve o questionamento se a UFLA mantinha o interesse no projeto aprovado no CUNI em setembro de 2009 e encaminhado para avaliação do MEC. O reitor apresentou sua opinião pessoal, corroborada pela equipe técnica da UFLA que o acompanhava. Entre os pontos abordados pelo reitor, destacam-se:
- São Sebastião do Paraíso é uma cidade importante do Sul de Minas, em região estratégica, próxima a cidades do interior de São Paulo, em forte expansão e desenvolvimento, como Franca e Ribeirão Preto.
- A região tem representação política para garantir os condicionantes apresentados;
- Os cursos previstos no projeto deverão ser focados na inovação tecnológica, sempre alicerçados na qualidade já consolidada pela UFLA;
- Existe uma forte demanda local e o projeto apresentado pelo UFLA tem excepcional qualidade, do ponto de vista educacional e social, ampliando e democratizando o acesso ao ensino superior público;
- Um dos locais visitados apresenta condições excelentes para receber um câmpus federal avançado. Área pavimentada com 150 mil m2, com toda estrutura de água, águas pluviais, esgoto e energia elétrica subterrânea (incluindo duas estações de recebimento de energia).
- O recebimento dos códigos de vagas para contratação de professores e técnicos administrativos, já pactuados com o MEC em 2014, 2015 e 2016 e ainda não viabilizados;
- Garantias de recursos adicionais para a UFLA concluir todos os projetos em andamento em Lavras;
- Garantias de recursos para avançar em estruturas de alta importância para a UFLA, como um completo laboratório multiusuário e nova Biblioteca Universitária, além de infraestruturas necessárias à conclusão do projeto de expansão em curso na Instituição;
- Recursos integrais, em única parcela, para a implantação do câmpus em São Sebastião do Paraíso;
- Códigos de vagas de professores e técnicos administrativos, integralmente e no conjunto previsto no projeto, para que haja a garantia de que não haverá descontinuidade com mudanças no governo;
- Concordância do MEC com todos os termos;
- Concordância do Conselho Universitário da UFLA, com a atualização do projeto e aprovação de todos os termos apresentados.
Reunião em São Sebastião do Paraíso, à convite do deputado federal Carlos Melles, coloca projeto da UFLA em avaliação[/caption]
Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.


