Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Experiência didática do curso Licenciatura em Física é publicada em revista internacional

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 02 Fevereiro 2017 13:23 | Última Atualização: Terça, 17 Janeiro 2017 06:55
[caption id="attachment_127185" align="alignleft" width="232"] Professores Ulisses Azevedo Leitão, Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva e as estudantes Natália Cristina Trinidade do Nascimento e Lilian Mara Benedita da Cruz[/caption] A tarefa era simples: aplicar o software Tracker – um aplicativo de análise e modelagem de vídeo – à investigação de uso e, desenvolver uma proposta de aula para o ensino de Física. Assim, as estudantes do curso de Licenciatura em Física, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Natália Cristina Trinidade do Nascimento e Lilian Mara Benedita da Cruz Gervásio decidiram aplicar o Tracker na análise do movimento de uma bala atirada dentro d'água.  O que era apenas uma atividade de disciplina de graduação se transformou em um estudo sobre os modelos que descrevem a força de resistência hidrodinâmica. “A maior surpresa foi conseguir resultados tão precisos que possibilitaram a diferenciação experimental entre os modelos hidrodinâmicos” – ressalta o professor Ulisses Azevedo Leitão, do Departamento de Ciências Exatas, da Universidade Federal de Lavras (DEX/UFLA). Segundo o professor, a estratégia de projetos é fundamental para a construção de habilidades relacionadas à capacidade de investigação. “Na Licenciatura em Física da UFLA, o currículo foi recentemente atualizado para integrar teoria e prática, investigação e estudo, o que tem enriquecido imensamente a formação dos estudantes”, esclarece. O artigo foi publicado na prestigiada revista Physics Education, da Universidade de Bristol, Inglaterra. “Neste trabalho, relatamos uma atividade investigativa sobre hidrodinâmica. O objetivo foi analisar a experiência de uma bala disparada debaixo d'água. Usando o Tracker, o deslocamento da bala foi medido como função de tempo, processando um vídeo em câmera lenta do YouTube”, comentam os pesquisadores. Os pesquisadores acreditam que o trabalho publicado é de extrema relevância, pois mostra que a atividade experimental, no contexto de uma estratégia de ensino, é uma das formas mais eficazes de motivação e de superação de algumas dificuldades na aprendizagem conceitual. Além do professor Ulisses, o trabalho teve a colaboração do professor Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva (DEX/UFLA). O artigo pode ser acessado pelo Periódicos Capes DOI: 10.1088/1361-6552/52/1/015024 Camila Caetano - jornalista/ bolsista UFLA, com informações diretas do professor Ulisses Leitão. 

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.