Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Arquivo Público Mineiro realiza na UFLA curso de conservação preventiva de acervos

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 16 Fevereiro 2017 14:30 | Última Atualização: Quinta, 09 Fevereiro 2017 16:00
[caption id="attachment_127596" align="alignleft" width="203"] O curso integra o Termo de Cooperação Técnica assinado com o Arquivo Público Mineiro[/caption] Especialistas e técnicos do Arquivo Público Mineiro (APM) realizaram nesta quarta (8/2) e quinta-feira (9/2), na Universidade Federal de Lavras (UFLA), o Curso de Capacitação “Conservação preventiva de acervos arquivísticos, museológicos e bibliográficos”. A ação integra o Termo de Cooperação Técnica assinado entre as duas instituições, com o objetivo de fomentar a conservação e organização do acervo documental salvaguardado pelo Museu Bi Moreira da UFLA.  A primeira etapa dessa parceria terá a duração de 12 meses. 

O curso foi ministrado pela diretora de conservação de documentos no APM, Flávia Carolina de Oliveira Andrade, e pela coordenadora de projeto no APM, Vívian Santiago Lima. Elas abordaram os aspectos da conservação preventiva em arquivos, museus e bibliotecas, por meio de discussões e reflexões de temas como: plano contra sinistros e emergências, segurança de acervos, manejo integrado de pragas, acondicionamento e manuseio de acervos, reformatação de suporte documental, climatização de área de guarda de documentos, controle das condições ambientais, entre outros.

Para a museóloga da UFLA, Patrícia Muniz Mendes, o curso é de extrema importância para saber lidar com os desafios da preservação e conservação. Também esteve presente o representante do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação, professor do Departamento de Educação (DED/UFLA) Ângelo Constâncio Rodrigues. Para ele, o curso apresenta dois lados relevantes, primeiro como ação de extensão da Universidade, já o segundo com foco na pesquisa. "É algo inovador, traz um novo gás, uma nova vida na Universidade", comentou. 

Por meio desse Termo de Cooperação Técnica haverá a conservação e organização de importantes fontes, como, livros, jornais/periódicos, documentação iconográfica (fotografias e negativos), documentos textuais e sonoros (discos vinil), que estão relacionadas à história e memória da cidade de Lavras e a origem da UFLA.  "Isso é só o início, pode esperar que teremos outras iniciativas também significantes", ressaltou o pró-reitor de extensão e cultura, professor João José Granate de Sá e Melo Marques. 

O superintendente do APM, Thiago Veloso Vitral, destacou que a preservação inicia primeiramente com a sensibilidade de quem cuida dos acervos. "Precisamos fazer a multiplicação das fontes primárias. Será um ano de atividade com muito ensinamento teórico e prático".  

Além dos cursos, serão elaborados estudos de nova localidade e mobiliário adequados para abrigar o Arquivo do Museu Bi Moreira e um projeto de preservação, organização e digitalização do acervo documental sob a guarda da instituição. Essas ações de preservação dos bens culturais tutelados pela Universidade fazem parte do processo de requalificação dos Museus da UFLA. 

Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA.

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção