Arquivo Público Mineiro realiza na UFLA curso de conservação preventiva de acervos
O curso foi ministrado pela diretora de conservação de documentos no APM, Flávia Carolina de Oliveira Andrade, e pela coordenadora de projeto no APM, Vívian Santiago Lima. Elas abordaram os aspectos da conservação preventiva em arquivos, museus e bibliotecas, por meio de discussões e reflexões de temas como: plano contra sinistros e emergências, segurança de acervos, manejo integrado de pragas, acondicionamento e manuseio de acervos, reformatação de suporte documental, climatização de área de guarda de documentos, controle das condições ambientais, entre outros.
Para a museóloga da UFLA, Patrícia Muniz Mendes, o curso é de extrema importância para saber lidar com os desafios da preservação e conservação. Também esteve presente o representante do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação, professor do Departamento de Educação (DED/UFLA) Ângelo Constâncio Rodrigues. Para ele, o curso apresenta dois lados relevantes, primeiro como ação de extensão da Universidade, já o segundo com foco na pesquisa. "É algo inovador, traz um novo gás, uma nova vida na Universidade", comentou.
Por meio desse Termo de Cooperação Técnica haverá a conservação e organização de importantes fontes, como, livros, jornais/periódicos, documentação iconográfica (fotografias e negativos), documentos textuais e sonoros (discos vinil), que estão relacionadas à história e memória da cidade de Lavras e a origem da UFLA. "Isso é só o início, pode esperar que teremos outras iniciativas também significantes", ressaltou o pró-reitor de extensão e cultura, professor João José Granate de Sá e Melo Marques.
O superintendente do APM, Thiago Veloso Vitral, destacou que a preservação inicia primeiramente com a sensibilidade de quem cuida dos acervos. "Precisamos fazer a multiplicação das fontes primárias. Será um ano de atividade com muito ensinamento teórico e prático".
Além dos cursos, serão elaborados estudos de nova localidade e mobiliário adequados para abrigar o Arquivo do Museu Bi Moreira e um projeto de preservação, organização e digitalização do acervo documental sob a guarda da instituição. Essas ações de preservação dos bens culturais tutelados pela Universidade fazem parte do processo de requalificação dos Museus da UFLA.
Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA.