Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Gestão das águas e a sustentabilidade ambiental foram discutidas em evento internacional com palestrantes da Suiça

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quinta, 02 Março 2017 08:31 | Última Atualização: Quinta, 16 Fevereiro 2017 15:16
[caption id="attachment_127770" align="alignright" width="249"] Apresentação de Franklin Frederick.[/caption] A gestão das águas e a sustentabilidade ambiental foram temas em pauta no Departamento de Administração e Economia (DAE) no início desta semana. Um evento internacional - com palestras ministradas pelo pesquisador do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Berna (Suiça) Andreas Kläy e pelo o ativista internacional Franklin Frederick (Movement of Citzenship Waters, Switzerland/Brazil) - foi promovido pelo Núcleo de Estudos em Administração Pública e Gestão Social (Neapegs), com o apoio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI). No dia 13/2, o primeiro tema abordado foi “Contexto Histórico e Perspectivas para a criação da Universidade das Águas”. Franklin Frederick inicialmente relatou experiências do Movement of Citzenship Waters, Switzerland/Brazil na defesa da água como bem público. Ele também apresentou a ideia de união de esforços entre diferentes atores, incluindo a Universidade de Berna e a UFLA, para que se estruturem espaços físicos específicos para geração de conhecimentos que envolvam a água. Seriam espaços também dedicados a ofertas de cursos na área. Por isso a inclusão do termo “Universidade das águas” na identificação da palestra. [caption id="attachment_127771" align="alignleft" width="249"] Palestra do professor Andreas Kläy[/caption] Em seguida, a abordagem foi Rethinking Science for Susteinable Development, conduzida por Andreas Kläy, um pesquisador e extensionista que possui reconhecimento internacional pela inovação conceitual e metodológica na área de desenvolvimento sustentável, especialmente, no que diz respeito à metodologia “Learning for Sustainability (LforS): desenvolvimento conceitual e moderação de processos de aprendizagem”.  Andreas Kläy proferiu, ainda, uma segunda palestra, já no dia 14/2, com o tema “Centre for Development and Environment CDE – projetos e parcerias entre UFLA e Universidade de Berna”. [caption id="attachment_127772" align="alignleft" width="249"] Reunião na reitoria para análises de possíveis parcerias.[/caption] Os dois palestrantes também estiveram na cidade de Cambuquira entre 1º/2 e 11/2, onde ministraram o seminário “Transformação local para o desenvolvimento sustentável”. O Neapegs também esteve envolvido com a organização do evento. Durante o período final de estada dos representantes das instituições suíças na UFLA, eles se reuniram com o reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, para avaliação de possíveis parcerias e projetos conjuntos entre a UFLA e a Universidade de Berna. Relembre - Em 13 de maio de 2016, a UFLA recebeu o certificado de Universidade Azul Blue University.