Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Projeto social: há cinco anos o PósCafé promove a doação de cafés especiais ao Lar Esperança e Vida

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 10 Abril 2017 09:41 | Última Atualização: Quarta, 05 Abril 2017 08:27
[caption id="attachment_129469" align="alignleft" width="236"] Núcleo de Estudos em Pós-Colheita do Café[/caption] Desde 2013, o Núcleo de Estudos em Pós-Colheita do Café (PósCafé), da Universidade Federal de Lavras, promove a doação de cafés especiais à instituição filantrópica de apoio ao paciente oncológico Lar Esperança e Vida (LarEVida), com o objetivo de propiciar aos pacientes em tratamento de câncer o consumo de um café de melhor qualidade. O LarEVida oferece assistência a pacientes com câncer e seus familiares, em áreas que complementam o tratamento, como psicologia, nutrição, odontologia, enfermagem e assistência social. Cerca de 50 pacientes frequentam a instituição diariamente, e todas as tardes eles podem usufruir de um café especial. Atualmente, são doados cerca de 10 quilos de café por mês. Esta iniciativa além de ter um fator social muito significativo, colabora com a disseminação do conceito para consumo de cafés de qualidade. [caption id="attachment_129470" align="alignleft" width="235"] Café especial é realizado no LarEVida[/caption] “O café que o Lar e Vida recebe mensalmente, de doação da Universidade Federal de Lavras, é um café de grande qualidade. É utilizado no lanche diariamente, além de servir para completar as cestas básicas que doamos todos os meses.  Desta maneira garantimos a complementação alimentar dos assistidos e economizamos recursos que serão investidos em outros itens para atendê-los”, comenta a auxiliar administrativo no LarEVida Cláudia Zacaroni. O PósCafé é um órgão destinado a congregar pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados em pós-colheita do café. Tendo por finalidade melhorar a formação de seus integrantes, com eventos que possam contribuir para um melhor aproveitamento dos conhecimentos gerados nesta área. O Núcleo tem como tutores os professores Flávio Meira Borém e Ednilton Tavares. A equipe é composta por 18 integrantes, sendo estudantes da graduação e pós-graduação. As iniciativas das doações ao LarEVida partiu do tutor Borém, também coordenador do Laboratório de Processamento de produtos Agrícolas (LPPA), juntamente com o professor Ednilton. Neste local, que os cafés são torrados, embalados e entregues ao LarEVida. Camila Caetano, jornalista- bolsista Dcom/Fapemig. 

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.