Núcleo de estudos Zeus promove campanha para construção de carro de competição
A equipe Zeus, núcleo de estudos da UFLA da área de engenharia, está colocando à prova seus conhecimentos de engenharia, eletrônica e mecânica, construindo um protótipo de automóvel de competição SAE (sigla em inglês para Sociedade de Engenheiros Automotivos). Para adquirir equipamentos para o veículo, seus membros criaram uma
campanha de arrecadação.
O objetivo é arrecadar fundos para alguns componentes específicos: cinto de segurança de 5 pontos; macacão antichamas; kit de injeção eletrônica; e motor de 600 a 710 cilindradas. Esses equipamentos permitirão que a Zeus participe da 14ª Edição Formula SAE Brasil, que ocorrerá em Piracicaba, em novembro.
É possível fazer colaboração nesta página:
https://benfeitoria.com/zeus, por meio de diferentes valores, que dão direito a brindes. A equipe também disponibilizou um tutorial para tirar dúvidas,
disponível aqui. Caso a meta não seja atingida, os valores serão devolvidos. O prazo da campanha irá até 18 de julho de 2017.
Zeus Formula Team
[caption id="attachment_129768" align="alignright" width="249"]
Processo de desenvolvimento do chassi do automóvel[/caption]
A equipe foi formada em 2014, iniciando-se com seis membros. Hoje, 24 estudantes de Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Controle e Automação, Física e Administração integram o grupo.
Os estudos e projeto do veículo começaram em 2015, e no ano seguinte, já em uma oficina própria, a Zeus construiu o chassi e adquiriu a maioria das peças importantes. Este ano deve ficar marcado como a estreia da equipe em competições da categoria. “É um trabalho que envolve mecânica, sistemas de direção, freios, eletrônica e muita administração: custos, produção, rentabilidade”, conta o coordenador da equipe, Hércules Nakai, do curso de Engenharia de Controle e Automação.
Conheça mais sobre a equipe:
Site;
Facebook;
Instagram.
Fórmula SAE Brasil
Nessa competição, os competidores devem construir um carro de corrida de um assento. Tudo é levado em conta: construção, performance, design, custos, consumo e segurança do automóvel. Assim, o torneio anual tem uma etapa estática (que considera aspectos administrativos) e uma dinâmica (testes de aceleração e frenagem, enduro, etc). O torneio dá aos alunos a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em engenharia através da aplicação das teorias aprendidas em sala de aula de uma maneira competitiva.