Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Projeto a Magia da Fisica e do Universo inicia neste sábado (6/5) atividades do período 2017/1

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 10 Mai 2017 08:50 | Última Atualização: Sexta, 05 Mai 2017 13:27
Com o início do período letivo, a equipe do Projeto A Magia da Física e do Universo, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), reinicia as atividades das oficinas “Festa das Estrelas” e “Cinema com Ciência”. A programação para maio já está disponível. A oficina "Festa das Estrelas" reúne os apaixonados por astronomia para o debate de temas e idéias, além de incluir momentos de observação do céu com telescópios e a olho nu. Os encontros ocorrem no Museu de História Natural (MHN), câmpus histórico da UFLA, todos os sábados, às 19h, com entrada franca. Já os ciclos do "Cinema com Ciência" ocorrem todas as quintas-feiras, às 15h, também no MHN, com entrada gratuita. O foco é a análise de entrevistas feitas com cientistas, e posterior debate sobre os conteúdos. Toda a comunidade universitária, bem como a comunidade de Lavras e região, é convidada a participar dos encontros. Temas de maio Festa das Estrelas 6/5 – Os dinossauros e sua extinção 13/5 – Cometas 20/5 – Asteroides 27/5 – Chuva de Meteoros Cinema com Ciência 4/5 – Entrevista Sr. Feynman 11/5 – Entrevista com Neil de Grasse Tyson 18/5 – Entrevista com Antônio Damásio 25/5 – Entrevista com Miguel Nicolellis Dica da equipe do projeto - o livro e o filme "Estrelas Além do Tempo" A oficina “Cinema com Ciência” encerrou o período 2016/2 com um evento que reuniu 158 pessoas no cinema de Lavras. Foi exibido o filme Estrelas Além do Tempo. De acordo com a professora do Departamento de Física Karen Luz Burgoa Rosso, uma das coordenadoras do projeto, trata-se de uma obra que precisa ser muito divulgada. “Uma das idéias mais importantes, tanto no filme quanto no livro de mesmo nome, é a de mostrar como o conhecimento científico pode abrir novos caminhos a um futuro com igualdade de oportunidades. É um conteúdo fantástico”. Estrelas além do tempo relata a história vivida nos anos de 1960 por três matemáticas negras, que enfrentaram o preconceito racial dentro da Nasa e foram fundamentais para os avanços tecnológicos de então. [caption id="attachment_130234" align="alignleft" width="249"] Capa do livro "Estrelas Além do Tempo"[/caption] Sobre o projeto de extensão Coordenado pelos professores do DFI Nogales Vera e Karen Luz Burgoa Rosso, o projeto de extensão A Magia da Física e do Universo desenvolve atividades para despertar a curiosidade e o interesse das pessoas para os fenômenos astronômicos. Criado em janeiro de 2009, integra também ensino e pesquisa científica e inclui atividades dirigidas a escolas da região e à população em geral. O apoio às atividades é do MHN, do Departamentos de Física (DFI), da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e das pró-reitorias de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) e de Extensão e Cultura (Proec).
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.