Prêmio Alfredo Scheid Lopes é destaque no Simpósio de Ciência do Solo

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 18 Mai 2017 07:59 | Última Atualização: Segunda, 15 Mai 2017 06:47
[caption id="attachment_131997" align="alignleft" width="190"] Professora Fátima Maria Moreira (DCS), Rodrigo F. da Silva (estudante de doutorado), e professor Alfredo Sheid Lopes (DCS)[/caption] Na última semana a Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizou o Segundo Simpósio de Ciência do Solo. Nesta edição, em homenagem a um dos ícones da área de ciência do solo, foi criado o prêmio Alfredo Scheid Lopes, honraria concedida ao melhor trabalho apresentado no evento. O evento, promovido e organizado pelo Departamento de Ciência do Solo (DCS/UFLA), através do Núcleo de Estudos em Ciência do Solo e a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo-Núcleo Regional Leste, foi realizado de 10 a 12 de maio. A premiação ocorreu na quinta-feira (11/5) e teve como ganhador o estudante de doutorado Rodrigo F. da Silva, pela apresentação do trabalho: “Técnicas de Modelagem no ajuste da curva de retenção de água do solo sob diferentes tipos de manejo”. Orientado pelo professor Geraldo Oliveira (DCS/UFLA), Rodrigo pesquisou modelos que melhor se ajustam e que promovem um grau de refinamento maior para a utilização da água no solo. “Nosso trabalho surge com uma dúvida em torno de um assunto muito importante: modelagem de retenção de água em solo. No Brasil, de uma maneira geral, temos um modelo usual, que a maioria dos estudos utiliza. O que propusemos foi usar técnicas estatísticas mais apropriadas para comparar os modelos e depois entender se são de fato ajustáveis ou não àquela situação”. Rodrigo realizou o mestrado na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e chegou à UFLA para realizar o doutorado. “Eu gostaria de agradecer ao DCS e ao professor Alfredo, que é um ícone da nossa área. Falar do professor Alfredo é falar de tudo que a ciência do solo representa para os pesquisadores. Estar hoje aqui e ser premiado diante de vários trabalhos de ótima qualidade como foram os apresentados hoje, é uma grande honra. Ter o seu trabalho reconhecido é o melhor benefício que um pesquisador pode alcançar”. Para Rodrigo a UFLA lhe proporcionou um significativo crescimento pessoal e profissional. Na abertura do evento, ao ser anunciado o prêmio Alfredo Scheid Lopes, a professora Maria Lígia de Souza Silva (DCS), tutora do Núcleo de Estudos em Ciência do Solo, ressaltou a importância da homenagem realizada. “O pioneirismo de suas pesquisas proporcionaram conhecimentos científicos que levaram a um desenvolvimento sustentável na região dos cerrados, sendo que as tecnologias de manejo por ele desenvolvidas são hoje extrapoladas por vários países da América do Sul e da África. Por toda sua dedicação a pesquisa, ensino e extensão, que ainda continua, pela grande pessoa que é, não só em tamanho mas em coração, que estamos homenageando com esse prêmio. É a forma de dizermos muito obrigado por tudo que nos proporcionou”, pronunciou  Emocionado, o professor Alfredo agradeceu à homenagem e aconselhou os estudantes a sempre sonharem alto, visando um país melhor. “O trabalho honesto pode ser o divisor de águas para que esse sonho se torne realidade. E, vocês são a razão da minha existência profissional”, disse o homenageado. Na ocasião, o professor Scolforo, presente na abertura do Simpósio, enfatizou todo o trabalho já realizado pelo professor Alfredo, que permitiu a socialização de um conhecimento pioneiro. “A economia do país é amparada pela agricultura. E o grande celeiro desse setor está no cerrado brasileiro. Com o professor Alfredo que veio o conhecimento de que o cerrado poderia ser cultivado. Isso é uma das coisas que mais me orgulha na UFLA, ter pessoas fantásticas que contribuíram para o desenvolvimento do país”, afirmou o reitor. [caption id="attachment_132000" align="aligncenter" width="612"] Integrantes do Núcleo de Estudos em Ciência do Solo juntamente com os professores do DCS: Alfredo Lopes, Fátima Moreira, e Maria Ligia. [/caption] Confira aqui a matéria da abertura do evento. Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista Dcom/Fapemig. Cobertura da premiação: Thays Monteiro – bolsita Proat/Dccom.