Projeto Melhor Amigo busca novos parceiros

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Domingo, 09 Dezembro 2007 22:00 | Última Atualização: Domingo, 09 Dezembro 2007 22:00

O Projeto Melhor Amigo visa ajudar a Sociedade Lavrense de Proteção aos Animais, que cuida de aproximadamente 300 cães capturados nas ruas do Município de Lavras/MG, prestando auxílio por meio da realização de parcerias com empresas e estabelecimentos comerciais da região; arrecadação de fundos através de eventos; busca de colaboradores e voluntários para ajudarem na limpeza do local e nos cuidados com os animais.

O Projeto faz parte de um trabalho contínuo em busca da melhoria da saúde pública do Município e também da qualidade de vida dos animais, pois segundo a Unesco “Os direitos do animal devem ser defendidos por lei, como os direitos humanos”. Por ser contínuo, não tem data pré-estabelecida para término; e para que seja realmente eficiente, as parcerias são necessárias e com urgência.

Para os organizadores é necessário mobilização e colaboração de toda comunidade, pois a responsabilidade é de todos. Ajudando a Sociedade Lavrense de Proteção aos Animais, todos estarão contribuindo com as vidas de nossos Melhores Amigos: cães indefesos, rejeitados, abandonados e com sérios problemas de saúde; além de ajudarem na melhoria da saúde pública e na qualidade de vida da população de Lavras.

O Projeto pretende difundir os conceitos de bem-estar e direitos dos animais, além de esclarecer a população sobre esse tema tão importante, mas pouco conhecido. Os animais devem ser respeitados até o fim de suas vidas e nunca devem ser vítimas de maus-tratos e abandono. Tais ações são reflexo da falta de ética e de conscientização de quem as pratica e são, inclusive, condenadas pela lei. Maus-tratos e abandono de animais refletem diretamente em uma saúde pública inadequada e precária, característica de países subdesenvolvidos. Por isso, a adoção de um animal requer muita consciência e responsabilidade.

O termo “posse responsável” tem sido substituído por “guarda responsável” para descaracterizar a imagem dos animais como objetos de consumo, os quais poderiam ser descartados a qualquer momento por seu “dono”. Atualmente, em todo o mundo, tem sido demonstrado que os animais, por serem seres vivos, sentem fome, sede, dor, tristeza, alegria, medo, depressão, entre outras diversas sensações. Portanto, são seres com necessidades básicas, as quais devem ser plenamente providas por um proprietário responsável e consciente.

O tema “guarda responsável de animais” é um tema emergente e exige o desenvolvimento de processos educativos com a população em geral, e com a população escolar em especial, dada a sua relevância na promoção da qualidade da vida humana, assim como também da vida animal. Neste sentido, torna-se fundamental a adoção de processos educativos que colaborem para uma melhoria da qualidade da saúde das populações em geral.

O Projeto Melhor Amigo, além de auxiliar diretamente a Sociedade Lavrense de Proteção aos Animais, também difunde informações sobre o assunto por meio de palestras, matérias publicadas na imprensa escrita e em sites.

Equipe
Orientadora e coordenadora do Projeto: Gabriela Rodrigues Sampaio, Professora Adjunto, Doutora do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Minas Gerais/Brasil. Endereço: Departamento de Medicina Veterinária – Universidade Federal de Lavras – Caixa Postal 3037 – CEP: 37200-000 – Lavras/MG. Telefones: (35) 3829-1723 / 3829-1245. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Acadêmica responsável pelo Projeto: Fabiane Ribeiro Costa Silva
Acadêmica do Curso de Medicina Veterinária da Ufla E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Acadêmica colaboradora do Projeto: Bruna Cristina Brüler

Acadêmico colaborador do Projeto: Frederico Fontanelli Vaz
Acadêmico do Curso de Medicina Veterinária da Ufla E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Acadêmico colaborador do Projeto e responsável pelo desenvolvimento do website do Projeto: Weverton Luis de Carvalho
Acadêmico do Curso de Zootecnia da Ufla.

Para doações e mais informações sobre o projeto: www.projetomelhoramigo.com