Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Projeto de extensão da UFLA inicia hoje (31/5) divulgação científica em ambientes descontraídos da cidade

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 31 Mai 2017 13:41 | Última Atualização: Quinta, 25 Mai 2017 13:40
Conversar sobre ciência fora da Universidade, em um local descontraído: essa é a proposta do evento Os “trem” da Ciência, organizado pela equipe do projeto de extensão A Magia da Física e do Universo, da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A primeira edição será nesta quarta-feira (31/5), em um restaurante de Lavras. O objetivo é que as ações possam se tornar periódicas, ocorrendo mensalmente, em diferentes espaços de Lavras. A discussão será sobre o tema “Passado, presente e futuro da inteligência artificial”. A conversa será conduzida pelos professores do Departamento de Ciência da Computação (DCC) Joaquim Quinteiro Uchôa e Ahmed Ali Abadalla Esmin. Instigarão o debate questões como: Quais os limites da inteligência artificial? Os robôs podem dominar o mundo? Os sistemas inteligentes artificiais estão satisfazendo as leis da robótica? Será que conseguem passar no teste de Turing? A apresentação será interativa, com espaço aberto para as perguntas do público e a troca de idéias e informações. Toda a comunidade é convidada a participar desse compartilhamento de informações científicas. A professora Karen Luz Burgoa Rosso, uma das organizadoras, enfatiza também o convite para que gestores das diferentes instituições públicas e privadas da cidade compareçam. "Além de compartilharmos informações sobre as descobertas científicas, precisamos discutir como implementá-las em beneficio da sociedade, do meio ambiente, da educação, das artes, dos esportes. Será, ainda, um espaço promissor para empresários e comerciantes, ou pessoas em geral, que desejam saber como é possível implementar as tecnologias nas suas atividades", diz. Sobre o evento Data: 31/5 Horário: 20h Local: Restaurante “Barão Steakhouse” (Rua Barão do Rio Branco, 79, bairro do Ipês. Lavras/MG) Acompanhe as informações sobre Os “trem” da Ciência pelo blog do projeto.   A importância da popularização da ciência "A comunidade dos pesquisadores é uma espécie de órgão do corpo da humanidade. Esse órgão produz uma substância essencial à vida, que deve ser fornecida a todas as partes do corpo, na falta da qual ele perecerá. Isso não quer dizer que cada ser humano deva ser atulhado de saberes eruditos e detalhados, como ocorre freqüentemente em nossas escolas, nas quais [o ensino das ciências] vai até o desgosto. Não se trata também do grande público decidir sobre questões estritamente científicas. Mas é necessário que cada ser humano que pensa tenha a possibilidade de participar com toda lucidez dos grandes problemas científicos de sua época, mesmo se sua posição social não lhe permite consagrar uma parte importante de seu tempo e de sua energia à reflexão científica. É somente quando cumpre essa importante missão que a ciência adquire, do ponto de vista social, o direito de existir."

A. Einstein, Berliner Tageblatt, 20 de abril de 1924

O projeto A Magia da Física e do Universo

Coordenado pelos professores do DFI Nogales Vera e Karen Luz Burgoa Rosso, o projeto de extensão A Magia da Física e do Universo desenvolve atividades para despertar a curiosidade e o interesse das pessoas para os fenômenos astronômicos. Criado em janeiro de 2009, integra também ensino e pesquisa científica e inclui atividades dirigidas a escolas da região e à população em geral. Realiza aos sábados a oficina Festa das Estrelas e às quintas-feiras o encontro Cinema com Ciência. O apoio às atividades é do Museu de História Natural (MHN), do Departamentos de Física (DFI), da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e das pró-reitorias de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) e de Extensão e Cultura (Proec).
Com informações de Bruna Abreu - bolsista Proat/Comunicação.
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.