Estudante da UFLA necessita de doador compatível de medula óssea

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 02 Junho 2017 06:21 | Última Atualização: Terça, 30 Mai 2017 13:50
[caption id="attachment_132490" align="alignleft" width="249"] A estudante de Medicina Giovana Baptista Caldas[/caption] A estudante de Medicina da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Giovana Baptista Caldas, 27 anos, está à espera de um doador compatível de medula óssea. Diagnosticada com leucemia mieloide aguda em abril, a estudante está na cidade de Nova Lima para tratamento médico. Após sentir desconfortos constantes, Giovana compareceu à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Lavras e, após encaminhamento para o hospital Vaz Monteiro e a realização de exames minuciosos, chegou ao diagnóstico da doença. Em poucos dias, deu início ao tratamento com quimioterapia no hospital Biocor, a 20km da capital mineira, onde está atualmente. A busca por um doador compatível ocorre por meio do Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme), o qual faz a busca automática no Registro de Doadores de Medula Óssea (Redome). A cada novo doador ou paciente cadastrado, a compatibilidade é verificada entre os dois sistemas. [caption id="attachment_132420" align="alignright" width="249"] Campanha realizada nas redes sociais em prol da estudante[/caption] A chance de encontrar um doador compatível na família é cerca de 25% a 35% entre irmãos de mesmo pai e mãe, e na população em geral, a porcentagem é de 1 a cada 100 mil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Para se cadastrar como doador de medula óssea é necessário comparecer ao Posto Avançado de Coleta Externa (Pace), que fica localizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Lavras. O interessado deve portar documento com foto, preencher o formulário e realizar uma pequena coleta de sangue para análise. A unidade funciona toda quinta-feira, das 8h às 11h. O doador é cadastrado no banco nacional e, caso exista a compatibilidade com algum paciente, é acionado para que possa realizar exames e confirmar o desejo de fazer a doação. É importante que aqueles já inscritos no Redome mantenham seus dados atualizados, principalmente em caso de mudança de endereço ou telefone.  Clique aqui para atualizar agora.  Ação na UFLA O Departamento de Ciência da Saúde (DSA) e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) estão organizando uma lotação para o cadastro de novos doadores nos próximos dias 8 e 13 de junho. O ônibus sairá da portaria principal da UFLA às 7h30 com destino ao Pace (UPA). Interessados, enviar nome para Lucas Matheus Chagas pelo telefone (032) 99110-9898.
Panmela Oliveira - comunicadora e bolsista Dcom/Fapemig