Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Prêmio de Pesquisa Básica Mares Guia recebe inscrições até 2 de junho

Publicado: Sexta, 02 Junho 2017 09:17 | Última Atualização: Terça, 30 Mai 2017 15:01
Instituições e empresas, além de empresas jovens, podem se inscrever, até o dia 2 de junho, no Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia. Em 2017, o Prêmio contemplará organizações com atuação em ciência e tecnologia e que tenham se distinguido na condução de estudos e pesquisas básicas que contribuíram para o avanço do conhecimento científico e que apresentem potencial para subsidiar o desenvolvimento de soluções para problemas da humanidade. Entre as organizações que podem participar, incluem-se empresas incubadas, aceleradas, laboratórios que trabalham com pesquisa básica, startups e spin-offs. A inscrição pode ser feita pelos seus representantes legais. Para isso, é necessária a apresentação de um dossiê descritivo da pesquisa, ou conjunto delas, entre outras exigências que constam no regulamento do prêmio. A documentação deve ser encaminhada pelos Correios até o dia 2 de junho de 2017, à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) – Prêmio de Pesquisa Básica “Marcos Luiz dos Mares Guia” – Av. José Cândido da Silveira, 1500, Bairro Horto – Belo Horizonte – MG – CEP 31035-536. A premiação será de R$ 15 mil para o vencedor de cada categoria, valor que deverá ser empregado no desenvolvimento de pesquisas básicas pelas instituições contempladas. Por pesquisa básica, entende-se aquela que busca compreender a natureza e aumentar o conhecimento humano. Mesmo que não haja como antecipar seus efeitos, é possível conduzir pesquisas básicas a partir da identificação de necessidades da sociedade. Nos anos pares, o prêmio é concedido nessa e na categoria Pesquisador. Nos anos ímpares, o prêmio é voltado às instituições e empresas, públicas ou privadas, sediadas no Estado de Minas Gerais. O professor Matheus Puggina de Freitas, do Departamento de Química da UFLA (DQI), foi o vencedor do Prêmio em 2016 na categoria Jovem Pesquisador. Criado pelo Governo do Estado, por meio da Fapemig, e com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), o prêmio tem como objetivo reconhecer pesquisadores mineiros que trabalham em instituições públicas ou privadas que atuação na área de Ciência e Tecnologia no Estado. Acesse aqui informações sobre o Prêmio Mares Guia – 2017  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.