Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Dia Mundial do Meio Ambiente – assista ao vídeo e compartilhe o orgulho de ser UFLA!

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Sexta, 09 Junho 2017 11:12 | Última Atualização: Segunda, 05 Junho 2017 12:00
O que há para comemorar hoje? A Universidade Federal de Lavras (UFLA) celebra, no Dia Mundial do Meio Ambiente, as ações praticadas pela comunidade acadêmica. E essa história tem a SUA marca! Assista ao vídeo realizado pela Diretoria de Comunicação para veiculação em mídias sociais, em menção a essa importante data:

 

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=AVcyMplBqXA&[/embed]
 
A motivação inicial para a concepção do Plano Ambiental e Estruturante da UFLA era a busca por soluções de problemas ambientais que preocupavam a comunidade acadêmica e precisavam ser resolvidos de forma a subsidiar o crescimento que se anunciava para a instituição. Mas os resultados das ações tiveram também reflexos na identidade da organização e na formação de sua imagem e reputação. Como Universidade, a UFLA é pioneira na realização de projetos que envolvem praticamente todas as questões ambientais, que expressam o interesse público e visam ao bem comum da sociedade. Entre as ações do Plano Ambiental e Estruturante, destacam-se a implantação de Programa de Gerenciamento de Resíduos Químicos, tratamento dos resíduos sólidos, saneamento básico, criação da Estação de Tratamento de Esgoto, construções ecologicamente corretas, proteção de nascentes e matas ciliares, prevenção e controle de incêndios, prevenção e controle de endemias, gestão de energia, implantação do sistema de coleta das águas da chuva; estruturação das bacias de drenagem, a troca dos destiladores, o plantio de mais 90 mil mudas de 53 espécies nativas e frutíferas, a campanha UFLA Recicla (que trocou copos plásticos por canecas) e o treinamento de técnicos de diferentes setores e de estudantes de pós-graduação para serem multiplicadores de boas práticas de uso e reuso de matérias-primas utilizadas em pesquisa. As ações do Plano Ambiental permanecem desencadeando novas iniciativas, e os resultados são percebidos por meio da economia de recursos públicos, de um melhor gerenciamento dos processos, um ambiente mais seguro e ambientalmente correto, facilidades no treinamento de futuros profissionais e a possibilidade de construção de cenários futuros apoiados em princípios de sustentabilidade. Diretoria de Comunicação da Universidade Federal de Lavras