Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

UFLA na comunidade: projeto Planeta Azul promove educação ambiental em escolas públicas de Lavras

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 19 Junho 2017 09:23 | Última Atualização: Terça, 13 Junho 2017 08:11
Cuidar do meio ambiente é uma tarefa que se aprende desde a infância. Essa é uma das perspectivas do projeto “Inserção de Atividades de Educação Ambiental nas Escolas Municipais de Lavras”, do Departamento de Administração e Economia da UFLA (DAE/UFLA), batizado de “Planeta Azul”, que atende cerca de 100 alunos da rede municipal de Lavras. Por meio dele, estudantes do ensino fundamental das escolas Padre Dehon e Francisco Sales participam de atividades de educação ambiental semanalmente, aprendendo sobre biodiversidade e mudanças climáticas, ciclo da água, descarte do lixo e reciclagem, tipos de poluição, e outros conteúdos com foco na preservação do meio ambiente. O projeto, coordenado pela professora Sabrina Soares da Silva, teve início em 2012, atendendo alunos do ensino médio em período extraclasse. Contudo, os educadores perceberam dificuldades em mudar hábitos e opiniões já estabelecidas nos adolescentes, o que resultou na alteração na faixa etária assistida. “A idade entre 8 e 9 anos é ideal para esse trabalho, porque os alunos já conseguem compreender o conteúdo e estão em fase de conscientização e formação de costumes, descobrindo atitudes que vão levar para o resto da vida”, explica Gabriela Francine, estudante do oitavo período de Administração Pública e educadora no projeto. As atividades também passaram a acontecer de forma integrada ao horário de aula para maior aproveitamento do tempo com os alunos, com dinâmicas de grupo, exibição de filmes temáticos, cultivo de horta na escola, reutilização de materiais recicláveis e entrega de cartilhas educativas. Para Eduardo Pereira, egresso do curso de Administração Pública da UFLA e um dos educadores voluntários, envolver-se no projeto foi uma maneira de contribuir na formação das crianças da região onde mora. “Muitas crianças passaram a ter aulas mais práticas e dinâmicas com o projeto, que também surtiu um efeito positivo em minha vida: fico feliz em me sentir útil para a criançada”, conta o administrador público já aposentado. Ao encerramento de cada ano, os alunos participam de uma confraternização na UFLA e recebem certificados simbólicos de “Protetores do Meio Ambiente”, para que levem para suas vidas a prática de preservação do meio ambiente.  Mayara Toyama- estagiária Dcom/UFLA. 

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.