Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

UFLA recebe educador Tião Rocha para debater um novo ideário de educação

Escrito por Samara Avelar | Publicado: Terça, 27 Junho 2017 13:50 | Última Atualização: Sexta, 23 Junho 2017 13:03
[caption id="attachment_134196" align="alignleft" width="300"] O encontro lotou o anfiteatro do DCA/UFLA[/caption] Na noite de quinta-feira, 22 de junho, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu o educador, antropólogo e folclorista Tião Rocha para uma roda de conversa sobre as novas formas de educar. O encontro, realizado pelo SESC Lavras em parceria com Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita (NELLE) - Departamento de Educação (DED/UFLA), lotou o anfiteatro do departamento de Ciência de Alimentos (DCA) de acadêmicos de Pedagogia e dos cursos de licenciatura, e de docentes e educadores Lavras.    [caption id="attachment_134197" align="alignright" width="309"] Tião Rocha defende um novo ideário de educação[/caption] Tião Rocha é fundador do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), organização não-governamental que atua nas áreas de educação popular e desenvolvimento comunitário sustentável. Há 30 anos tem defendido um novo jeito de fazer educação, baseada na troca de experiências e na pluralidade de aprendizagem. “A educação precisa ser vista como o fim, e só acontece, de fato, quando o educador se coloca também no papel de aprendiz. Educação não é o que um ou outro sabe, mas aquilo que eles trocam, as visões de mundo, as perspectivas. Isso independe do espaço físico onde acontece. Nesse sentido, a escola precisa ser vista como o meio, um lugar privilegiado onde as pessoas podem estar juntas, pensando o mundo a partir de vários olhares: da ciência, das artes, dos valores, da ética e das necessidades do ser humano”, ressaltou. [caption id="attachment_134198" align="alignleft" width="288"] O evento foi realizado pelo NELLE - DED/UFLA em parceria com o SESC Lavras[/caption] De acordo com o educador, a mudança nos paradigmas de educação é devagar e gradativa, mas já vem acontecendo fora das instituições formais, em uma sociedade que passou a buscar nos jovens experiências além do diploma. “Hoje é muito mais importante para o jovem ter um portfólio de realizações e produções, e um posicionamento ativo e atuante. É uma transformação gradativa, em que as novas gerações vão pensando, abrindo portas, trazendo novos olhares para o sentido de educar”, destacou.

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção