Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

UFLA na comunidade: projeto insere histórias africanas e indígenas na educação infantil de Lavras

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 28 Junho 2017 11:43 | Última Atualização: Segunda, 26 Junho 2017 10:32
Estimular nas crianças o prazer pela leitura e a valorização das diferenças étnico-raciais. Esse é o objetivo do projeto de extensão “Lê pra mim?”, desenvolvido pelos estudantes do curso de Pedagogia da UFLA por meio do Núcleo de Estudos em Ensino-Aprendizagem de Línguas (Neal). As atividades são realizadas semanalmente com crianças de 4 e 5 anos da Escola Municipal José Serafim, no bairro Novo Horizonte, em Lavras, e consistem em rodas de conversa e oficinas de leitura com histórias de origem africana e indígena, inserindo questões étnico-raciais no  cotidiano dos alunos. Ao todo, 60 estudantes já foram assistidos pelo projeto. De acordo com a professora do Departamento de Educação (DED) e orientadora do “Lê pra mim?”, Luciana Soares da Silva, ensinar a ler e a escrever vai além da alfabetização. “A prioridade é que a escola forme pessoas que compreendam, critiquem e transformem a partir das práticas de leitura e escrita. Assim, o desafio é incorporar rigorosamente nos alunos a cultura do escrito, para que tenhamos uma sociedade de leitores e escritores que produzam seus próprios textos e, o mais importante, façam com que essa prática seja viva", ressalta.  Nesse sentido, o projeto vai ao encontro das próprias orientações curriculares, que indicam que é preciso garantir nas unidades escolares situações que promovam o desenvolvimento infantil e possibilitem às crianças o conhecimento de diferentes linguagens e saberes que circulam na sociedade. As atividades também atendem a três demandas da educação básica: a necessidade de promover o incentivo à leitura, a inserção na cultura escrita desde os anos iniciais da educação infantil e a abordagem da cultura afro-brasileira e indígena, de modo a combater o racismo com ações que respeitem a diversidade e promovam a igualdade. Para Giane Oliveira, professora de uma das turmas assistidas, "o projeto é interessante e muito lúdico, pois desperta a atenção dos alunos e, dessa forma, contribui para a memorização das histórias narradas", explica.  
Veja fotos de algumas atividades realizadas pelo projeto:
[ngg_images source="galleries" container_ids="844" display_type="photocrati-nextgen_basic_thumbnails" override_thumbnail_settings="1" thumbnail_width="100" thumbnail_height="75" thumbnail_crop="1" images_per_page="25" number_of_columns="5" ajax_pagination="0" show_all_in_lightbox="0" use_imagebrowser_effect="0" show_slideshow_link="0" slideshow_link_text="[Show as slideshow]" order_by="sortorder" order_direction="ASC" returns="included" maximum_entity_count="500"]
Panmela Oliveira - comunicadora e bolsista Dcom/Fapemig
 

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.