Ufla se prepara para a expansão

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 12 Dezembro 2007 22:00 | Última Atualização: Quarta, 12 Dezembro 2007 22:00

A Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC) publicou no Diário Oficial (07/12) a lista das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) - incluindo a Ufla - que já tiveram seus projetos ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação das Universidades Federais (Reuni) aprovados pelo Ministério da Educação.

Em 26 de outubro, a Comissão responsável pela elaboração da proposta de expansão da Ufla apresentou o projeto aos conselheiros que questionaram aspectos metodológicos, técnicos e político-institucionais. O Conselho discutiu a proposta, aprovando por 25 dos membros presentes, pela adesão da Ufla ao Reuni.

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) completará em 2008 cem anos, sendo que até 1993 era reconhecida como a Escola Superior de Agricultura de Lavras (Esal). Em 1994, foi transformada em Universidade Federal de Lavras. Na época com sete cursos de graduação, todos da área de ciências agrárias.

Desde o ano de 2001 a Ufla tem passado por grandes modificações no ensino de graduação, com ampliação para outras áreas de conhecimento, e também, pelo estabelecimento dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC). Nesse contexto foi discutida e efetivada uma reforma curricular em todos os cursos de graduação, iniciada em 2003, e atualmente, em fase de finalização. Tais ações vêm permitindo a mudança de paradigmas educacionais na instituição e a flexibilização da estrutura curricular, à luz das diretrizes aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação. Uma nova dinâmica para o processo ensino-aprendizagem está sendo construída, sempre considerando o estado da instituição e a cadência na construção de uma nova cultura na comunidade acadêmica.

A proposta apresentada, no edital Reuni, consiste em três grandes eixos: o aprofundamento da flexibilização curricular e das inovações pedagógicas; a ampliação da oferta de vagas em cursos estabelecidos; e a criação de novos cursos de graduação. As ações para aprofundamento da flexibilização curricular e das inovações pedagógicas são apresentadas no projeto e consistirão da revisão dos currículos dos cursos e do estabelecimento do chamado 'núcleo fundamental comum' aos cursos de graduação.

Para João Chrysóstomo de Resende Júnior, membro da Comissão “a criação desse núcleo objetiva preparar os estudantes da Ufla em áreas fundamentais para o crescimento humanístico, social e profissional. A idéia, que deve ser alvo de intensa discussão dentro dos próximos seis meses, é que o núcleo seja definido e estabelecido no Projeto Pedagógico Institucional, de maneira que conteúdos disciplinares fundamentais como ética e cidadania, comunicação e expressão, língua estrangeira, fundamentos essenciais nas áreas das Ciências Exatas e da Terra e das Ciências da Vida, sejam comuns a todos os cursos da Ufla”.

Os currículos deverão ser reorganizados de maneira que os conteúdos curriculares comuns a todos os cursos ou grupos de cursos sejam aglutinados de tal maneira que possibilite a otimização de estrutura física e de pessoal e promova a interação entre estudantes. Também, a sedimentação de uma estrutura acadêmica que possibilite a implantação efetiva da prática da interdisciplinaridade e aumente a flexibilidade, pontos fundamentais de currículos contemporâneos.

O estabelecimento desse sistema poderá ser uma base para futuras modificações para os bacharelados em grandes áreas do conhecimento. Nos cursos de graduação já estabelecidos, existem hoje 2630 alunos. Nos três cursos noturnos implantados em 2007, quando estabilizados, serão mais 800 estudantes. Com o Reuni, haverá uma expansão de mais 1045 estudantes, nos cursos já existentes, entre os anos de 2008 e 2012. Tal expansão será acompanhada de diversas modificações estruturais, de recursos humanos e pedagógicos.

Além da ampliação da oferta de vagas nos cursos estabelecidos serão criados sete cursos novos de graduação, com uma oferta total, ao longo de cinco anos, de 1825 vagas. Esses cursos representam várias áreas do conhecimento e contribuirão para o amadurecimento da pluralidade na Ufla. Dentre esses cursos, quatro serão ofertados no período noturno, o que permitirá o aumento de eficiência no uso da estrutura da universidade e a ampliação da relação com diferentes segmentos da sociedade.

Todo o processo de reestruturação e expansão do ensino superior na Ufla será acompanhado pela ampliação dos recursos humanos, adequação de infra-estrutura, renovação de práticas pedagógicas e convergência das ações de extensão, pós-graduação, pesquisa e assistência estudantil para a consecução da proposta.

Comissão
Gabriel José de Carvalho - presidente, Nadiel Massahud, Joel Augusto Muniz, Hilário Antônio de Castro, Maria Helena de Castro, João Chrysostomo de Resende Júnior, Cláudia de Fátima Dias Pontello, Luiz Antônio de Bastos Andrade, Paulo César Lima, Angelita Duarte Corrêa, Lisete Chamma Davide, Luiz Henrique Andrade Correia, Carlos Henrique da Purificação e Souza, Priscila Vieira Rosa Logato e a discente de pós-graduação Melissa Vieira Leite.