SIG tem nova funcionalidade – registro de projetos comunitários de iniciativa do público universitário

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 04 Julho 2017 08:01 | Última Atualização: Quinta, 29 Junho 2017 14:10
Está disponível para a comunidade acadêmica uma nova funcionalidade no Sistema Integrado de Gestão (SIG): a possibilidade de cadastro de projetos comunitários. Projetos sociais que não estão contemplados pela modalidade “extensão” (por não estarem relacionados diretamente a atividades de ensino e pesquisa de um professor), terão agora formalização junto à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), que estará responsável por analisá-los e validá-los institucionalmente. O cadastramento pode ser feito de forma contínua – a qualquer tempo – e ter como coordenador responsável qualquer membro da comunidade universitária (estudantes, técnicos administrativos e professores). Essa é uma diferenciação importante em relação aos projetos de extensão, que podem ser cadastrados na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) apenas por professores ou técnicos administrativos. De acordo com pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, professora Ana Paula Piovesan Melchiori, essa diferenciação entre projetos de extensão e projetos comunitários corrige um entendimento que acabava por confundir os dois tipos de atividades, além de fortalecer as condições para que a comunidade universitária exerça a responsabilidade social. “Temos estudantes com idéias incríveis, que podem trazer benefícios para a sociedade, e elas acabam não sendo colocadas em prática por falta do meio adequado para formalização, ou acabam sendo feitas de maneira informal. Agora, tanto eles como outros membros da comunidade acadêmica poderão organizar suas atividades, contando com emissão de certificados e outras facilidades que a formalização proporciona”, explica. Para cadastrar um projeto comunitário, basta acessar o SIG-UFLA e escolher no menu da esquerda a opção “Projetos Comunitários”. Sobre os projetos de extensão Para aqueles coordenadores que possuem projetos que se enquadram nas definições de projeto de extensão, o fluxo de aprovação junto à Proec permanece inalterado.   É importante lembrar que a Política Nacional de Extensão Universitária delimita como ações de extensão aquelas produzidas pela articulação entre ensino e pesquisa na estruturação de processos educativos, culturais e científicos. São ações que envolvem democratização do conhecimento acadêmico e intercâmbio de saberes acadêmicos e populares a partir do contato com a realidade brasileira. Dessa forma, para que seja considerado de extensão, um projeto deve contemplar atividades diretamente relacionadas à área de formação do coordenador e às ações de ensino e pesquisa que desenvolve.