UFLA na comunidade: projeto promove cultura e discussões filosóficas ao público lavrense
Despertar o desenvolvimento intelectual do público por meio de atividades culturais e debates filosóficos. Esse é o objetivo do projeto de extensão “Interseções Filosóficas”, realizado pelo Departamento de Ciências Humanas (DCH/UFLA) e pelo Centro Acadêmico de Filosofia – Gaia, sob a coordenação do professor André Chagas. O primeiro encontro, realizado no mês de junho na Casa de Cultura de Lavras, promoveu a discussão sobre a obra de Graciliano Ramos, Vidas Secas, e sua adaptação para o cinema, do diretor Nelson Pereira dos Santos.
Para o coordenador André Chagas, é fundamental que a universidade difunda o conhecimento que produz e amplie a reflexão das pessoas sobre questões importantes para a sociedade. “Buscamos criar uma oportunidade de interação com a comunidade e de apresentação do que temos discutido na academia, com uma linguagem mais acessível para que possamos envolver a todos. Nossa intenção é debater amplamente temas de filosofia, política, ética, religião, ou mesmo conteúdos científicos que despertem interesse do público”, contou.
Os encontros serão realizados mensalmente, em locais próximos ao centro da cidade para um acesso mais fácil da comunidade. Segundo André, existe o desejo de transformar o “Interseções Filosóficas” em um evento tradicional. “Muitas vezes nos perguntamos se existe uma baixa procura por atividades culturais ou se o que falta é uma iniciativa nossa, como organização pública, de apresentar oportunidades assim. Esses encontros mensais serão um momento para que as pessoas tenham contato com o mundo acadêmico e possam aumentar seus repertórios”, explicou.
O ex-aluno de Letras da UFLA, Edmar Rodrigues da Silva, participou do primeiro encontro e aprovou a iniciativa. “Vim para o debate porque é um assunto que me interessa muito. Acho que Lavras carece de projetos nesse sentido, que abram espaço para que as pessoas possam usufruir de cultura gratuitamente. Achei a iniciativa super positiva, uma sementinha plantada, que pode render bons frutos futuramente”, ressaltou.