I Encontro de Agroecologia será realizado na UFLA – 20 de julho

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Quinta, 13 Julho 2017 14:49 | Última Atualização: Quarta, 12 Julho 2017 07:00
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizará o I Encontro de Agroecologia no dia 20 de julho, das 8h30 às 17h30, com o objetivo de aproximar as iniciativas de agroecologia desenvolvidas na Instituição aos agricultores familiares da região de Lavras.  Uma parceria entre os Núcleos de Estudos em Agroecologia, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG). O evento é gratuito e interessados devem entrar em contato no telefone: 3821-0010. A abertura será no Salão de Convenções da UFLA. No período da manhã a programação contará com um espaço formado por Instalação Artística Pedagógica, onde os diversos Núcleos envolvidos apresentarão seus trabalhos de pesquisa e extensão. Além disso, haverá uma mesa redonda, com os temas “Saúde do Trabalhador e Agroecologia”, que contará com a presença dos professores da UFLA Miriam Monteiro de Castro Graciano, Departamento Ciências da Saúde (DAS) e Thiago Rodrigo de Paula Assis, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensã (PPGDE) e do coordenador regional da Emater (Sete Lagoas) Fernando Tinoco. Também será exibido um vídeo sobre o “Uso (In)seguro de Agrotóxicos em Lavras”, produzido por Pedro de Abreu, doutorando em Saúde Coletiva na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Na parte da tarde, acontecerão diversas oficinas ligadas à agroecologia e produção sustentável, com os temas: Vida no Solo - Programa de Educação e Solos; Homeopatia na Agricultura; Gênero e Agroecologia; Agregação de Valor Para Produtos da Agroindustria Familiar; Bioconstrução; Políticas de Apoio a Agroecologia; Compostagem e Biofertilizantes; Manejo Integrado de Pragas; Sistemas Agroflorestais, e Experiência Agroecológica e Certificação Participativa. “O dia de campo faz parte de um amplo processo de organização coletiva, que tem proporcionado diversas discussões e fortalecido a articulação entre os diversos núcleos e grupos de agroecologia da UFLA, além de proporcionar a aproximação com parceiros como a Emater-MG. Espera-se um maior contato com a agricultura familiar da região de Lavras para a discussão de temas como a agroecologia, agricultura familiar e produção sustentável, o que traz um grande potencial de aprendizado também para os estudantes, professores e professoras envolvidos”- ressalta a organização do evento. Núcleos de Estudos e parceiros Entre os Núcleos de Estudos da UFLA que estão organizando o evento estão o de Agroecologia Yebá, Grupo Puris, Multidisciplinares em Agroecologia e Agricultura Familiar (Nemaaf), Grupo de Pesquisa e Extensão Gênero e Diversidade em Movimento (Gedim), Programa de Educação em Solos (Peds), Agricultura Orgânica (Neagro), Qualidade de Alimentos (Nuquali) em parceria com o Laboratório de Engenharia de Bioprocessos (LEB) e Laboratório de análise Nutricional e Funcional de Alimentos (Lanfa). Além dos Núcleos já citados, ofertarão oficinas o extensionista Fernando Tinoco junto com a professora Joice Dória Rodrigues Souza, do Departamento de Agricultura (DAG/UFLA), os agricultores familiares João Paulo Braga e Letícia Osório Bustamante da Rede Agroecológica da Mantiqueira (Rama) e da Orgânicos Sul de Minas. A professora Danielle Baliza do Instituto Federal do Sudeste de Minas (Campus Bom Sucesso) também participará de uma oficina, junto ao grupo Gedim.