Dired apresenta relatórios pedagógicos aos coordenadores dos cursos a distância da UFLA

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Segunda, 17 Julho 2017 13:40 | Última Atualização: Quinta, 13 Julho 2017 09:34
  A Diretoria de Educação a Distância (Dired), por meio do Programa AVALIE@D, divulgou aos coordenadores dos cursos de graduação a distância (EaD) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) um relatório com informação sobre as taxas de aprovação e reprovação das disciplinas ofertadas, referentes ao período entre 2010 e 2016/2 Com esses dados, foi possível identificar o índice de aprovação e reprovação por semestre de cada turma para cada um dos cursos à distância. “Essa informação é importante quando comparamos as diversas turmas de um mesmo curso e o desempenho médio em cada período. Isso pode servir para verificar, por exemplo, a necessidade de alterações nos processos de formação de professores e tutores ou até mesmo na distribuição de disciplinas e cargas horárias de um curso num determinado período identificado com alto índice de reprovação nas turmas analisadas”, destaca o coordenador geral do Programa, Warlley Ferreira Sahb, também coordenador de Projetos e Formação e vice-diretor da Dired. Warlley ressalta ainda que foi possível encaminhar para cada coordenação de curso uma série histórica da oferta de cada disciplina. “Tais informações são de grande importância no planejamento das ações pedagógicas de cada curso, pois, a partir de agora, conseguiremos identificar de forma mais clara em quais disciplinas será necessário realizar, por exemplo, melhorias nas estratégias de aprendizagem para diminuir o número de reprovados. Ou melhor, identificar em quais disciplinas já temos boas práticas e a partir daí compartilhá-las com todos os profissionais envolvidos na condução dos cursos EaD da UFLA”. Outras informações e dados relativos aos cursos de graduação e pós-graduação EaD estão sendo levantados e trabalhados pela equipe do programa, tais como: perfil dos discentes ingressantes nos cursos, avaliação com egressos, avaliação continuada com discentes ao final de cada disciplina, estudo sobre evasão, entre outros, que serão encaminhados às coordenações dos cursos e à comunidade acadêmica de forma contínua. Programa AVALIE@D Lançado no final do segundo semestre de 2016 pela Dired, o Programa AVALIE@D tem como objetivo principal realizar um processo avaliativo continuado que possibilite a construção e o levantamento de indicadores que sejam capazes de apontar caminhos para a realização de uma gestão acadêmico-pedagógica eficiente e eficaz dos cursos de graduação ofertados na modalidade EaD da UFLA.