Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

UFLA realiza nesta terça-feira II Simpósio de Ética e Bioética

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Quarta, 19 Julho 2017 05:15 | Última Atualização: Terça, 18 Julho 2017 08:05
Hoje (18/7), das 18h às 22h, será realizado o II Simpósio de Ética e Bioética: uma visão prática, no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O evento objetiva reunir a visão de profissionais com diferentes formações acadêmicas para uma abordagem global sobre ética e bioética, com enfoque principal na área da saúde e/ou pesquisas que envolvam humanos e animais. A professora Josi Seixas, do Departamento de Ciência da Saúde (DSA/UFLA), ressalta que o evento visa a contribuir na formação dos discentes e docentes da Universidade através da reflexão sobre comportamentos e atitudes éticas, além de fornecer instruções práticas sobre os comitês de ética institucionais. Interessados deverão se inscrever nas secretarias dos Comitês de Ética ou do DSA. O evento contará com três momentos: 18h às 19h: Comissão de Ética no Uso Animais. É legal? É moral? Ou não importa?/ Proferida pelo professor Juliano Vogas Peixoto, presidente da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA). Visa a fornecer instruções práticas sobre o encaminhamento de projeto à Comissão de Ética no Uso Animais da UFLA e levantar discussões sobre a adequação legal às normativas do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal  (Concea). 19h às 20h: Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos: ajuda ou atrapalha? Proferida pela professora Giancarla Aparecida Botelho Santos, presidente do Comitê de Ética em Pesquisa (COEP). Visa a contribuir na reflexão sobre comportamentos e atitudes éticas, além de fornecer instruções práticas sobre o encaminhamento de projeto ao comitê de ética institucional. 2030 às 22h: Pesquisa e ética. Mesa-redonda com diversos professores convidados para debate e esclarecimentos sobre: uso de animais para fins didáticos; espiritualidade; pesquisa clínica; tecnologia (redes sociais) e a ética profissional.  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.