Mestrado Profissional em Matemática (Profmat) será ofertado na UFLA- inscrições abertas

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Terça, 15 Agosto 2017 06:01 | Última Atualização: Terça, 01 Agosto 2017 09:38
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) voltará a ter o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), a partir de 2018, com a oferta de 15 vagas por ano. O corpo docente será formado por 13 professores do Departamento de Ciências Exatas (DEX). O edital de seleção do próximo ano já foi lançado e pode ser acessado aqui. As inscrições iniciaram nesta terça-feira (1/8) e podem ser realizadas até 15 de setembro na página http://www.profmat-sbm.org.br. No ato do preenchimento do formulário eletrônico de inscrição, o candidato deverá informar dados pessoais de identificação e de contato; dados da sua formação acadêmica (graduação); dados da sua atuação profissional, e selecionar a instituição e o câmpus onde pretende realizar o Exame Nacional de Acesso e cursar o Profmat. O Profmat é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional e gratuita. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). O Profmat surgiu mediante uma ação induzida pela Capes junto à comunidade científica da área de Matemática, representada e coordenada pela SBM. Poderão inscrever-se no exame de ingresso ao Profmat os portadores de diploma de curso de graduação devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação, visando atender prioritariamente professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente de escolas públicas, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua docência. O ingresso no Profmat será por meio do Exame Nacional de Acesso (ENA), realizado uma vez por ano. O aluno não tem garantia de bolsa de estudo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A concessão da bolsa de estudo ao discente do mestrado é de exclusiva competência dessa agência financiadora, em consonância com suas regras e normativas vigentes. Trabalho de Conclusão O trabalho de conclusão final do Profmat versa sobre temas específicos pertinentes ao currículo de Matemática da Educação Básica com impacto na sala de aula. Os mais de 3.000 trabalhos de conclusão de curso do Profmat encontram-se no sítio http://www.profmat-sbm.org.br/dissertacoes Videoaulas O Profmat possui mais de 412 videoaulas disponíveis. Acesse em http://www.profmat-sbm.org.br/videaulas-do-profmat Mestrado Profissional Mestrado Profissional é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso (Parecer CNE/CES 0079/2002). Responde a uma necessidade socialmente definida de capacitação profissional de natureza diferente da propiciada pelo mestrado acadêmico e não se contrapõe, sob nenhum ponto de vista, à oferta e expansão desta modalidade de curso, nem se constitui em uma alternativa para a formação de mestres segundo padrões de exigência mais simples ou mais rigorosos do que aqueles tradicionalmente adotados pela pós-graduação. A Capes é responsável por regular a oferta de programas de mestrado profissional por meio de chamadas públicas e avaliar os cursos oferecidos.