Professora da UFLA participa da 13ª Mostra Internacional do Cinema Negro como consultora pedagógica da Curadoria

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Quinta, 03 Agosto 2017 11:28 | Última Atualização: Terça, 01 Agosto 2017 09:59
A 13ª Mostra Internacional do Cinema Negro, realizada no dia 24/7, no Palácio dos Bandeirantes, teve como consultora pedagógica da Curadoria a professora Cláudia Ribeiro, do Departamento de Educação (DED), da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Este ano o ponto fundamental foi inclusão, onde a paz e a justiça estejam presentes por meio da arte que, segundo o curador da Mostra, cineasta e antropólogo Celso Prudente, a postura inclusiva é um alento e um alerta humanitário que se faz necessário diante da crise civilizatória evidenciada na exaustão do pensamento ocidental pela monocultura, verdadeira negação da diversidade. Na ocasião, a professora Cláudia entregou ao curador da Mostra, um exemplar do livro Borbulhando enfrentamentos às violências sexuais nas infâncias no sul de Minas Gerais, obra organizada por ela e a professora Carolina Alvarenga, fruto de projeto aprovado pelo Programa de Extensão Universitária do Ministério da Educação (PROEXT/MEC). A professora também fez a entrega da placa e medalha, juntamente com o governador Geraldo Alckmin e Celso Prudente, ao jornalista e fotógrafo Roberto Steves. Também estavam presentes na solenidade, as professoras da rede pública e estudiosas de africanidades Silmara Aparecida dos Santos e Andrêsa Helena de Lima, mestras em Educação pelo DED/UFLA, e a jornalista Fátima Ribeiro. Os filmes integrantes da 13ª Mostra foram apresentados de 24 a 31 de julho no auditório da Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima, em São Paulo, levando o cinema-arte que permite identificar a identidade de um povo. Colaboração: jornalista Fátima Ribeiro.